Países das Américas terão o modelo ostensivo do Brasil
Do colaborador Silvio César Aragão, Tenente Coronel da PMSE:
"Dois estados norte-americanos iniciarão no próximo ano uma reforma nas suas políticas de segurança pública, que são atualmente a padrão dos EUA. O Estado de Washington e o Distrito de Colúmbia, onde se localiza a capital do país, iniciarão no próximo ano a militarização da polícia estadual, de acordo com o modelo brasileiro das Polícias Militares Estaduais.
De acordo com a regra geral americana, as polícias são municipais e civis, divididas em Departamentos de Polícia, nas grandes cidades, ou em Departamento do Xerife nas pequenas. Agem com policiamento ostensivo e fardado (ou não) e têm hierarquia, no entanto não há a cultura militar, com cadeia de comando e a hierarquia e disciplina como bases.
Os principais motivos que levaram a tais medidas, de acordo com os dois estados, são o melhor atendimento às situações de segurança pública. Havendo um comando mais forte, uma cadeia de comando firme e uma disciplina rígida, o que não existe em uma organização civil, tem, no meio militar, um atendimento rápido e eficiente.
De acordo com o Chefe de Polícia Bill Donstway, do estado de Washington, 'uma organização militar atua de forma muito mais eficiente nas necessidades da segurança pública, com menos casos de corrupção, atendimento a situações e tomadas de decisões mais rápidas'. Diz também que 'a divisão em companhias e batalhões com comandos próprios, mas ligados ao comando general – onde entra a hierarquia e linha de comando – propicia uma organização infinitamente maior no policiamento ostensivo e preventivo'.
Para ele é um equívoco dizer que a cultura militar é incompatível com o atendimento à comunidade civil, para ele é uma questão de educação do policial e uma cobrança firme de disciplina. Segundo ele, truculência policial existe tanto na policia de organização civil como na militar, em ambas, se não for bem educado, o policial pode vir a achar que é melhor que os cidadãos. 'É uma questão de educação', finaliza.
A decisão dos dois estados é uma reviravolta e uma surpresa, que foi elogiado por muitos intelectuais e organizações americanas, e pode vir a gerar uma onda no país. Foi fato inesperado também no Brasil, uma vez que vários intelectuais e ONG's defendiam a desmilitarização das PM's tendo como prisma a organização policial dos EUA." (France Presse, em Washington).
Observação: Agora todos os países das Américas terão o modelo de Polícia Ostensiva, seguindo o padrão brasileiro!!!!
Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes
Seria comico se não fosse tragico,que retrocesso,se inspirar nas PMS BRASILEIRAS parece brincadeira,policia militar no brasil é sinal de incompetência,de mau gerenciameno,de submissão a qualquer politicanalha,de afronta aos direitos constitucionais dos seus integrantes,se inspirar nas PMS BRASILEIRAS é se inspirar no caos,com policiais despreparados,desmotivados,com salarios absurdos,sem nenhuma condição de trabalho usando coletes imundos(aonde passa de um para outro) e muitos deles vencidos,viaturas imundas(e não é pq os PMS querem não, é pq não da tempo nem de lavar) e sucateadas,fardamentos de pessima qualidade,falta de respeito,injustiças de todas as especies,um tribunal de justiça militar que é um verdadeiro tribunal de excessão e tantas outras qualidades que passaria o dia todo aqui relatando.Mais respeito o ponto de vista deste oficial,mais como a palavra mesmo diz ele é um oficial,ai eu faço uma proposta a este nobre jornalista faça uma pesquisa com os praças não só de SERGIPE mais do PAIS INTEIRO e procure saber deles o que eles acham das suas instituições,faça isso e depois coloque no seu BLOG para que todos saibam o que se passa dentro dos quarteis,não tem como uma policia da certo se não respeitar seus integrantes e não da a ele, nem os mesmos direitos que pelo menos os bandidos tem.QUE DEUS NOS AJUDE E AJUDE ESSES DOIS ESTADOS AMERICANOS QUE PENSA NESSE RETROCESSO.
ResponderExcluirIndependente do modelo organizacional a polícia americana municipal, estadual ou federal é de ciclo completo. Ali existe um forte sentimento de patriotismo e as leis são aplicadas de forma infinitamente mais eficiente que aqui. Juízes e promotores lá também tem que mostrar serviço, pois a cultura nos Estados Unidos é eleição para estes cargos.
ResponderExcluirCiclo completo e polícia estruturada, então não tem nada a ver com a forma de funcionamento da polícia militar ou civil brasileira que são meias policiais.
Eles podem militarizar por lá, mas nós que devemos copiar o modelo americano em seu primeiro minuto de existência, pois o nosso modelo secular é ineficiente, inapropriado, perseguidor e favorece o bajulismo e puxa-saquismo da oficialidade aos políticos, judiciário e ministério público.