Em reunião com órgãos públicos, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, através da Comissão de Direito Desportivo, discutirá na próxima segunda-feira, 13, propostas de políticas públicas de combate e prevenção à violência nos estádios. Apesar de ser considerado o país do futebol, o Brasil lidera a lista dos países com mais mortos nos estádios, seguido pela Argentina e Itália. Em Sergipe, um dos desafios da Comissão é propor medidas que diminuam o índice de violência dentro e fora do estádio.
No encontro, representantes do Ministério do Esporte, da Secretaria da Segurança Pública, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado da Justiça, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju, da Associação Desportiva Confiança, do Club Sportivo Sergipe, da Associação Nacional das Torcidas Organizadas – ANATORG, da Federação Sergipana de Futebol e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer de Sergipe debaterão ações efetivas de pacificação nas praças esportivas do estado.
Neste mês, a pedido do Ministério Público de Sergipe, o Poder Judiciário proibiu o ingresso de integrantes, associados e simpatizantes, com vestimentas, faixas, cartazes, bandeiras, instrumentos musicais nos estádios ou a articulação de qualquer outro meio que possam identificá-los como torcidas organizadas. Para Ramon Rocha, presidente da Comissão, as políticas públicas devem ser um grito de paz. “Em verdade, a solução para o problema não é proibir a participação de torcidas organizadas em eventos desportivos e sim implementar campanhas e políticas públicas que inibam a violência”, defendeu.
A reunião será realizada às 14 horas, no auditório da OAB/SE, na Av. Ivo do Prado, 1072, Bairro São José.
Fonte: OAB/SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário