Membros do Ministério do Esporte e das torcidas participaram
Convidados debateram políticas de combate à violência (Fotos: Portal Infonet)
Na tentativa de inibir a violência e conflitos entre torcidas organizadas nas redondezas dos estádios de futebol, a Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE) iniciou debates e discussões para desenvolver políticas públicas e ações efetivas para pacificação nas praças esportivas do estado. O evento ocorre exatamente uma semana após o conflito entre torcidas organizadas nas redondezas da Arena Batistão antes do início da partida entre Confiança e Vila Nova válida pela série C do campeonato brasileiro, quando cerca de 30 torcedores foram detidos. A sessão de debates ocorreu na sede da OAB/SE, nesta segunda-feira, 13.
Para o presidente da Comissão de Direito Esportivo, Ramon Rocha, que teve a iniciativa de convidar representantes do Ministério do Esporte e da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (ANATORG), o evento é importante passo para a política de paz nos eventos esportivos. “Através de debates vamos achar o melhor caminho para evitar a violência nos estádios, e este evento é fundamental para iniciar essa discussão”, pontua.
Uma das principais torcidas organizadas do Confiança, a Trovão Azul está proibida de entrar nos estádios, mas representante da torcida entende que a decisão do TJSE é pelo melhor gerenciamento do futebol. “Com o cadastro, se tem controle de quem estás entrando no estádio. O jogo da última segunda-feira teve marginais infiltrados na nossa torcida que entraram na confusão antes do jogo. Por isso, cada membro, tendo seu RG e CPF registrados, estará colaborando para a paz. A promotora [Maria Helena] só fez ajudar com essa decisão, porque sabemos que ela quer a volta das torcidas, porém regularizadas”, afirma Alvaro Sobral, diretor geral da Trovão Azul.
A sessão de debates visa também conscientizar os torcedores membros de organizadas para utilizarem da instituição para promover a paz. “Entendo que as torcidas organizadas são importantes para a construção da paz e para o sucesso nas arquibancadas”, completou Flávio Frajola, vice de comunicação da ANATORG.
Fonte: Infonet (Ícaro Novaes e Verlane Estácio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário