quarta-feira, 23 de julho de 2025

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA 6ª SEMANA SALVANDO SALVADORES.




Debater temas relacionados à promoção da qualidade de vida, bem-estar e saúde ocupacional dos bombeiros militares. Esse é o objetivo do evento Salvando Salvadores, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), através do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO). A abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no auditório do Quartel Central, em Aracaju. O evento está em sua sexta edição, sendo voltado a bombeiros militares e aberto aos demais integrantes da segurança pública estadual.

“Esse é um evento que cresce a cada ano e começou por iniciativa da tropa, tendo como fruto o Núcleo de Saúde Ocupacional. Temos que reconhecer e parabenizar a todos que deram início, bem como aos que estão dando continuidade, porque não adianta investir só em estrutura, temos que cuidar e valorizar os bombeiros. Quero ressaltar também a importância de toda a rede que atua de forma integrada para que nós possamos hoje promover a qualidade de vida dos nossos bombeiros. Queremos agradecer a todos os atores envolvidos da Secretaria de Segurança Pública e do Hospital da Polícia Militar”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

Foram realizadas três palestras no primeiro dia de evento, iniciando com o subtenente Genisson Sabino, do CBMSE, que falou sobre “O NSO e seus percursos”. A segunda palestra abordou o tema “Entre ordens e diálogos: a arte de se comunicar com respeito”, com a major Franciane Alves, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A terceira teve como tema “Primeiros Socorros Psicológicos”, com o coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

“O conceito dos primeiros socorros psicológicos é de uma presença compassiva, que procura ajudar na redução da dor e do sofrimento do outro. Todos nós podemos tomar atitudes nesse sentido, que vão evitar agravantes lá na frente. Os primeiros socorros psicológicos bem prestados têm um poder incrível, podendo evitar o surgimento do transtorno do estresse pós-traumático, de uma depressão”, explicou o coronel Edir Paixão.

A programação terá continuidade nos dias 23 e 24 com oficinas que acontecem na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), em Aracaju. Os temas serão “Desmistificando a alimentação saudável na atividade bombeiro militar”, “Educação financeira”, “Rotina de higienização de Equipamentos de Proteção Individual” e “Primeiros socorros psicológicos”. Já no dia 25 será o encerramento no Quartel Central, com relato de experiência sobre incêndio em distribuidora de cilindros de gás e palestra sobre “Assédio moral no serviço público: prevenção, ética e bem-estar no serviço público”, com a advogada Layla Vitória.

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário