Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou em sua própria rede social, Truth Social, que a ação teve autoria estadunidense e declarou que Nicolás Maduro foi capturado durante a operação e retirado do território venezuelano.
Vice da Venezuela cobra prova de vida de Maduro após ataques
O governo venezuelano, por meio da vice-presidente Delcy Rodríguez (PSUV) à televisão estatal, afirmou que não há informações sobre o paradeiro de Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores e exigiu aos Estados Unidos uma prova de vida do casal. Rodríguez destacou que o presidente havia alertado sobre uma possível ação agressiva americana devido a interesses em recursos naturais e pediu mobilização popular em defesa da soberania.
Senador dos EUA diz que Maduro será julgado nos Estados Unidos
O senador republicano Mike Lee, de Utah, afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será julgado nos Estados Unidos, após conversa telefônica com o secretário de Estado Marco Rubio. Lee disse em rede social X que Maduro foi preso por militares americanos e que Rubio não espera "nenhuma ação adicional na Venezuela" enquanto o presidente venezuelano estiver sob custódia dos EUA.
O parlamentar justificou a operação como ação de proteção às forças americanas, enquadrada no Artigo II da Constituição, permitindo ao presidente defender seu pessoal de ataques iminentes.
Lula condena ação dos Estados Unidos
O Portal iG entrou em contato com o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) em busca de um posicionamento sobre o ataque, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Às 9h59 (horário de Brasília), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou um comunicado oficial condenando a ação.
"Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.
Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo.
A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões.
Trump declara que Venezuela está sob controle dos Estados Unidos
Em coletiva, Trump anunciou que os EUA passarão a administrar a Venezuela até que uma transição adequada seja implementada, após a captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores na madrugada deste sábado (03).
Fonte: Portal IG/último Segundo

Nenhum comentário:
Postar um comentário