quarta-feira, 20 de agosto de 2025

DECON REGISTRA 14 INQUÉRITOS COM INDICIAMENTO POR CRIMES CONTRA RELAÇÃO DE CONSUMO.


Criada com o objetivo de fortalecer o enfrentamento às fraudes e práticas abusivas em torno das relações de consumo em Sergipe, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon) já instaurou 14 inquéritos policiais em apenas quatro meses de funcionamento da unidade policial. Todos os procedimentos resultaram em indiciamentos, inclusive com robustez de provas colhidas pelas equipes da Decon. Entre os casos mais registrados na unidade, está o falso financiamento, em que o consumidor, acreditando que irá receber o bem em um prazo de até cinco dias, acaba adquirindo uma carta de consórcio. 

Conforme a delegada Georlize Teles, titular da Decon, no âmbito das investigações em torno da prática do falso financiamento, a unidade policial já realizou, em Aracaju, uma operação para cumprimento de decisões judiciais de busca e apreensão. “Essa operação foi desencadeada com a finalidade de colher elementos que instruíssem o procedimento policial. Diversas vítimas apareceram para comunicar o crime, e identificamos que são várias empresas cometendo essa prática aqui na capital”, ressaltou.

Outros crimes recorrentes

Além dos casos ligados ao falso financiamento, Georlize Teles elencou ainda ocorrências de propaganda enganosa e a venda de produtos inservíveis ao consumo humano. “Então, outras denúncias chegam até nós, e toda a notícia-crime que chega à Decon é apurada. Ao todo, somamos 14 inquéritos já instaurados pela Decon e estamos com mais investigações em curso aqui na unidade policial”, evidenciou a delegada.

Vendas on-line

Ainda no âmbito das ações desenvolvidas pela Decon, estão situações envolvendo golpes cometidos com o uso das redes sociais  — como por exemplo, preços muito abaixo daqueles praticados no mercado. “O golpe pelas redes sociais é muito mais elaborado, e eu tenho orientado aos consumidores que preços muito abaixo precisam de uma atenção maior. Não compre na pressa e observe todos os detalhes”, orientou Georlize Teles.

Denúncias

Para a continuidade do trabalho desenvolvido pela unidade policial na proteção do consumidor, é essencial que os casos sejam denunciados à Decom, por meio do registro do boletim de ocorrência - a unidade fica localizada na rua Divina Pastora, nº 1.134, no bairro Getúlio Vargas, na região central de Aracaju. Além da comunicação formal das ocorrências de crimes contra o consumidor, outras informações que possam subsidiar as apurações policiais também podem ser fornecidas à Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.

Fonte:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário