Os sergipanos e sua história de emancipação política foram exaltados na Câmara dos Deputados em sessão solene na última terça-feira, 5, na câmara Federam em Brasília(DF). Por meio de um requerimento do deputado federal, André Moura (PSC-SE) e aprovado pela presidência da casa. Prestigiada com presenças do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE), do ministro, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Brito, dos deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.
O senador Eduardo Amorim detalhou em discurso o texto oficial do documento de 8 de julho de 1820, onde o Rei D. João VI, assinou o Decreto que institui a independência da Capitania de Sergipe. "Isenta a Capitania de Sergipe da sujeição ao Governo da Bahia, declarando-a independente totalmente", relatou.
O ministro, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Brito, ressaltou passagem do discurso do senador, "disse bem Amorim ao utilizar as palavras do pensador sergipano Tobias Barreto. O direito não é filho do céu. É um produto cultural da evolução humana", destacou Ayres.
O deputado federal André Moura autor do requerimento, presidiu a Sessão depois que o presidente da Câmara, dep. Marco Maia abriu os trabalhos, compondo a mesa e concedendo a palavra ao deputado sergipano.
Participaram do evento o ministro do STF, Carlos Ayres de Britto, o governador Marcelo Déda, o vice Jackson Barreto, os senadores Eduardo Amorim, Antônio Carlos Valadares e Maria do Carmo Alves, os deputados federais, Márcio Macêdo, Laércio Oliveira, Almeida Lima, Rogério Carvalho, Valadares Filho e Heleno Silva, os estaduais Angélica Guimarães (pres. da AL/SE), Venâncio Fonseca, Goretti Reis, Garibaldi Mendonça, Pastor Antônio, Augusto Bezerra, Conceição Vieira, Maria Mendonça, Zezinho Guimarães, Zé Franco e o Capitão Samuel , os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju) Fábio Henrique (N. Sra. do Socorro), Uita (Ribeiropólis), Eduardo Prado (Santa Rosa de Lima), Denisson Déda (Simão Dias) e Lara Moura (Japaratuba), os presidentes das Câmaras, Emanuel Nascimento (Aracaju) e Pedro da Cultura (Japaratuba), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe, Des. José Antônio Andrade Cardoso, o corregedor do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheiro Reinaldo Moura, o ex-governador Albano Franco entre outros.
Fonte: sites André Moura e Senador Euardo Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário