quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CBMSE ATUA EM OCORRÊNCIA DE INCÊNDIO EM CRISTINÁPOLIS, NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO PROTETOR DOS BIOMAS.




Bombeiros militares de Sergipe que atuam na Operação Protetor dos Biomas foram acionados nessa terça-feira, 27, para um incêndio em vegetação de grandes proporções em Cristinápolis/SE. O combate às chamas durou mais de quatro horas e foi necessário o apoio da guarnição do 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM), sediado em Estância/SE.

De acordo com o tenente Carlos Alves, o fogo se alastrou às margens da BR-101 e atingiu a área de duas propriedades rurais da região. “A fumaça intensa prejudicava a visibilidade de motoristas e as chamas atuavam em focos de superfície e de copa. Usamos motossopradores, abafadores e bombas costais para controlar o incêndio. Funcionários de uma das fazendas também auxiliaram com carros-pipa para a criação de linhas frias”, explica.

Durante as ações de combate ao incêndio, os bombeiros se depararam com outra ocorrência na rodovia: o tombamento de uma carreta. “Isso aconteceu próximo ao local onde estávamos atuando. Foi preciso interromper o combate para prestar socorro ao condutor do veículo. Fizemos os primeiros atendimentos e estabilizamos a vítima até a chegada da ambulância do Samu”, ressalta o tenente.

A Operação Protetor dos Biomas acontece em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP).

O reforço operacional teve início em 1º de novembro e foi renovado para permanecer até o dia 28 de fevereiro, visando reduzir os incêndios florestais e seus impactos para a população e o meio ambiente em Sergipe. Desde o início da operação, as equipes convocadas já debelaram 276 incêndios em vegetação em 48 municípios do estado. No âmbito preventivo, a iniciativa já realizou 278 visitas técnicas e pontos georreferenciados.

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário