Durante o protesto, moradores fizeram cobranças à concessionária responsável pelo abastecimento e pediram empatia das pessoas que passavam pela região. “O meu problema é o problema de todos vocês. Vamos ter empatia por essa causa, que não é só da Aruana, é de Sergipe”, declarou um morador.
Outro protestante reforçou a indignação e cobrou uma solução imediata. “Respeite o povo, Iguá. A população quer respeito. Ou tem uma solução imediata ou vamos fechar essas vias. São oito dias sem dia sem água, isso é uma falta de respeito com o povo”, afirmou.
Ainda pela manhã, a Iguá Sergipe informou que o abastecimento ainda estava em processo de recuperação após uma manutenção emergencial realizada na última quarta-feira, 22, em razão do rompimento de uma adutora de 800 milímetros. A empresa afirmou ter identificado evidências de violação em registros essenciais para a retomada do sistema, o que teria comprometido a normalização do fornecimento.
Segundo a concessionária, equipes operacionais realizaram novo reparo no local e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado gradualmente em até 24 horas. Estão afetados os seguintes bairros: 17 de Março, Aeroporto, Areia Branca, Aruanã, Atalaia, Coroa do Meio, Farolândia, Gameleira, Marivan, Matapuã, Mosqueiro, Robalo e Santa Maria.
Pelas redes sociais, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, criticou a falta de informações claras por parte da concessionária.“Entendo a angústia de quem está sem água. Sei o quanto isso impacta a rotina, a dignidade e a vida das pessoas. O que não dá para aceitar é a falta de informação. Até agora, a concessionária não apresentou dados completos sobre quantos bairros estão sem água, nem há quanto tempo cada local está sendo afetado”, declarou.
A gestora informou ainda que pode recorrer à Justiça e, e necessário, avaliar o decreto de situação de emergência. “Também acionamos o Governo do Estado e a concessionária para detalhar a distribuição de carros-pipa, porque serviços essenciais não podem parar, inclusive, já tivemos escolas municipais com aulas suspensas por falta d’água.!Mesmo não sendo responsabilidade direta do município, determinei a mobilização da Defesa Civil e das nossas equipes para reduzir os impactos, principalmente nas áreas mais sensíveis”, afirmou.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também se manifestou sobre a situação e afirmou ter tomado conhecimento de uma possível ação criminosa em uma estação da Iguá Saneamento. Segundo ele, as forças de segurança já foram mobilizadas para investigar o caso. “Determinei imediatamente que toda a força policial aprofunde as investigações, para que os fatos sejam esclarecidos com rigor e responsabilidade. Equipes da Criminalística e da Polícia Civil estiveram no local”, declarou.
O governador reforçou ainda que qualquer tentativa de comprometer os serviços de abastecimento será tratada com rigor. “Quero deixar claro que qualquer tentativa de interferir, comprometer serviços de abastecimento ou gerar instabilidade é algo inaceitável e não será tolerado. Confio no trabalho das polícias e sigo acompanhando de perto para que todas as providências cabíveis sejam adotadas”, afirmou.
Por Verlane Estácio
Fonte: Infonet

Nenhum comentário:
Postar um comentário