O Portal Inove Notícias divulga com exclusividade os resultados da pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto CTAS, entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, para avaliar os cenários eleitorais da disputa pelo Governo de Sergipe. O levantamento está registrado sob o número SE-00601/2026 e fez 1.224 entrevistas em 50 municípios, com margem de erro: 2,8%.
No cenário estimulado para governador, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, o atual governador Fábio Mitidieri aparece na liderança com 41,2% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, que registra 26,7%.
Na sequência aparecem Ricardo Marques, com 6,2%, e Emanuel Cacho, com 1,2%. Os entrevistados que declararam voto branco ou nulo somam 7,2%, enquanto 17,5% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Votos válidos
No cenário de votos válidos, metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral, que exclui brancos, nulos e indecisos, Fábio Mitidieri alcança 54,7%, percentual que indicaria vitória ainda no primeiro turno caso a eleição fosse realizada hoje.
Valmir de Francisquinho aparece com 35,5%, seguido por Ricardo Marques, com 8,2%, e Emanuel Cacho, com 1,5%.
Voto espontâneo
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem sem receber uma lista de nomes, Fábio Mitidieri também lidera com 23,3% das citações.
Valmir de Francisquinho registra 12,1%, enquanto Ricardo Marques aparece com 1,5%. Delegado André David e Emanuel Cacho obtiveram 0,2% cada. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, foi citada por 0,1% dos entrevistados.
O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam alcançou 59,7%, demonstrando que uma parcela significativa do eleitorado ainda não definiu seu posicionamento para a eleição estadual.
Rejeição
O levantamento também mediu os índices de rejeição dos possíveis candidatos ao Governo do Estado.
Nesse quesito, Valmir de Francisquinho apresenta 19,3% de rejeição, seguido por Fábio Mitidieri, com 15,9%.
Na sequência aparecem Emanuel Cacho, com 7,7%, e Ricardo Marques, também com 7,7%. Os votos branco/nulo somam 8,5%, enquanto 40,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Senado Federal
Além da disputa pelo Governo de Sergipe, a pesquisa contratada pelo Portal Inove Notícias também avaliou os cenários para o Senado Federal. Os números completos da corrida pelas vagas sergipanas serão divulgados em matéria exclusiva nas próximas horas.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto CTAS entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, com eleitores sergipanos, e está registrada sob o número SE-00601/2026. Eventuais diferenças na soma dos percentuais decorrem de arredondamentos, conforme informado pelo instituto.
Fonte: Portal Inove Notícias

Nenhum comentário:
Postar um comentário