Suspeito de participação no crime foi preso na madrugada.
Uanderson, comandante de UPP (Gnews)
(Foto: Reprodução GloboNews)
O capitão Uanderson Manoel da Silva, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, estava sem colete à prova de balas no momento em que tomou um tiro no peito que o levou à morte nesta quinta-feira (11). A informação foi confirmada pela assessoria das Unidades de Polícia Pacificadora nesta sexta (12). Um suspeito de participação no crime, Cassiano da Silva Harris, de 20 anos, foi preso nesta madrugada.
Cassiano foi reconhecido por PMs da UPP como o responsável por atirar um artefato contra um carro da PM cerca de 20 a 30 minutos antes do confronto que terminou com a morte do comandante. Segundo o delegado assistente da 22ª DP (Penha), Carlos Eduardo Rangel, um artefato similar foi encontrado próximo ao local onde morreu o capitão.
Ainda de acordo com Rangel, Cassiano é conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas e por ser um braço armado no Alemão. A polícia entrou com um pedido de prisão preventiva do criminoso, que foi aceito no plantão judiciário. Ele vai ficar 30 dias detido. As buscas por outros suspeitos continuam, com PMs de UPPs, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes da Polícia Civil.
Uanderson, que morreu no Hospital Souza Aguiar, foi conter um tiroteio imediatamente após saber do ocorrido, e saiu sem colete em direção ao Largo da Vivi, onde foi baleado no peito. O capitão, de 34 anos, foi o primeiro comandante de UPP morto pelo tráfico. ,
A segurança na comunidade foi reforçada na comunidade, mas segundo a Secretaria Municipal de Educação, uma escola suspendeu as aulas nesta sexta-feira.
Por telefone, um policial militar falou sobre o episódio logo após o tiro. “O capitão foi transferido às pressas pro Getúlio Vargas. Situação complicadíssima do capitão, tiro de fuzil no peito”, falou o PM – segundo o comentarista de Segurança Pública da TV Globo, Rodrigo Pimentel, o tiro foi de pistola.
O comandante da UPP Nova Brasília chegou a passar por uma cirurgia no tórax, mas morreu por volta das 19h30. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, ele chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Alemão e encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas. O tiroteio ocorreu por volta das 17h30.
Fonte: G1 RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário