sexta-feira, 12 de junho de 2015

MP QUER EFETIVO DA PM NOS FESTEJOS JUNINOS DA RUA SÃO JOÃO.


Os festejos da tradicional Rua São João em Aracaju (SE), suspensos há mais de uma semana, devem voltar a acontecer na próxima semana. Isso porque o Ministério Público Estadual (MPE) requisitou ao Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), forças policiais que garantam a segurança da festa.

A determinação foi da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, através do promotor João Rodrigues Neto. Segundo o promotor o oficio foi encaminhado a PM ontem (11), e a corporação tem o prazo de 48h para se pronunciar.

O presidente de Centro Social e Cultural São João de Deus, José Ronaldo Alves, comemora a decisão e diz que espera retomar os festejos no máximo na segunda-feira (15). Ele lamenta o episódio e diz que uma tradição de 105 anos não pode ser tratada dessa forma. “Os prejuízos são muitos, tem a perda de parte da programação, atraso no concurso de quadrilhas, além dos vendedores ambulantes que compraram mercadorias, se programaram para a festa e estão parados”, disse.

Segundo o auxiliar da Assessoria de Comunicação, capitão Robson Donato, a PM não tem conhecimento sobre a determinação da justiça. O capitão disse ainda que hoje (12), faltando 15 minutos para encerrar o expediente, o senhor José Ronaldo voltou à corporação com um oficio solicitando o policiamento, e como da primeira vez foi negado com base nos mesmos argumentos.  

Relembre o caso

A festa que tinha uma programação de 20 dias teve que ser interrompida por falta de segurança. No dia 3 de junho, uma desavença entre torcidas organizadas de times de futebol provocou um tiroteio. Três pessoas foram atingidas e uma delas morreu no local.

Após o lamentável episódio, o presidente de Centro Social e Cultural São João de Deus, José Ronaldo Alves, esteve no Quartel do Comando Geral da PM para solicitar policiamento, mas saiu de lá com a decisão de suspender a festa, porque teria perdido o prazo da normativa para realização de eventos.

De acordo com a normativa 008/2013, que fica no site da PMSE (http://www.pm.se.gov.br/inicial/diretrizes-institucionais/), a solicitação de policiamento deve ser feita com 40 dias de antecedência. Para tentar reverter à situação José Ronaldo procurou o Ministério Público Estadual (MPE).

Fonte:  F5 News (Aline Aragão)

Nota do blog:  E haja serviço para pouco efetivo.  Por isso que não se aprova carga horária para os policiais e bombeiros militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário