ESPAÇO MILITAR
BLOG PARTICULAR E INFORMATIVO SOBRE NOTÍCIAS PREFERENCIALMENTE DA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA E NÃO PERTENCE A NENHUMA ASSOCIAÇÃO MILITAR. AQUI A TROPA TEM VOZ E VEZ! A INFORMAÇÃO AQUI CHEGA PRIMEIRO.
terça-feira, 23 de junho de 2026
BATALHÃO DE CHOQUE PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO BUGIO, EM ARACAJU, E APREENDE 5,4 KG DE MACONHA, ALÉM DE COCAÍNA, DROGA SINTÉRICA, DUAS BALANÇAS DE PRECISÃO E MATERIAL PARA EMBALAGEM DOS ENTORPECENTES.
O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O BOMBEIRO MILITAR LEALDO BATISTA SANTOS PELO SEU ANIVERSÁRIO.
Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo:
Esperamos que celebre com muita alegria esta data e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida.
Desejamos toda a felicidade do mundo, muito amor, sucesso e saúde para todos os dias. Você merece tudo de bom que acontecer, pois é uma pessoa especial. Feliz Aniversário.
Matéria do blog Espaço Militar
PMSE FORMA 26 NOVOS ESPECIALISTAS NO II CURSO OPERACIONAL RAIO DO BATALHÃO DE RADIOPATRULHA.
Capacitação de alto rendimento reforça o patrulhamento tático e amplia a capacidade operacional da segurança pública em Sergipe
A Polícia Militar de Sergipe , por meio do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), realizou nesta segunda-feira (22), a solenidade de encerramento do II Curso Operacional Raio (COR), formando 26 novos especialistas aptos a atuar no patrulhamento tático e no enfrentamento qualificado à criminalidade em todo o estado.
A cerimônia reuniu autoridades da Segurança Pública, oficiais, praças, familiares e convidados para celebrar a conclusão de uma das mais exigentes capacitações operacionais da Corporação. Dos 37 alunos que iniciaram o curso no dia 5 de maio, apenas 26 concluíram todas as etapas, sendo 25 policiais militares da PMSE e uma integrante da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).
Com duração de 49 dias e carga horária de 274 horas-aula, o curso foi desenvolvido prioritariamente nas instalações da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), em Aracaju, e submeteu os participantes a intensas atividades físicas, técnicas e psicológicas, voltadas ao aperfeiçoamento do patrulhamento tático especializado.
Um dos diferenciais desta edição foi a realização de uma etapa de instrução fora do estado. Entre os dias 30 de maio e 12 de junho, os alunos participaram de uma visita técnica à sede da Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília (DF), onde tiveram acesso a novas doutrinas operacionais, intercâmbio de conhecimentos e treinamento especializado.
Durante o discurso, o comandante do Batalhão de Radiopatrulha, tenente-coronel Vitor, destacou o elevado nível técnico alcançado pelos participantes e o reconhecimento recebido durante as atividades na capital federal.
“Fomos para Brasília com a preocupação não apenas de aprender, mas também de mostrar a qualidade do policial militar sergipano. O resultado foi extremamente positivo. Recebemos elogios de todos os instrutores, que destacaram o alto nível técnico apresentado pelos nossos alunos”, ressaltou.
O oficial também enfatizou o empenho da coordenação e da equipe de instrução para que o curso superasse os resultados da primeira edição.
“A nossa intenção era fazer um curso ainda melhor que o primeiro COR. Esse foi um esforço coletivo que exigiu dedicação, sacrifício e comprometimento de todos os envolvidos, desde a coordenação até cada aluno que concluiu essa jornada”, afirmou.
Tradição, simbolismo e compromisso com a missão
A solenidade foi marcada por momentos de forte simbolismo e tradição militar. Sob a coordenação do tenente Pedro Guimarães, os formandos entoaram a Oração do Radiopatrulheiro, reafirmando o compromisso de servir e proteger a sociedade sergipana.
Em seguida, familiares, padrinhos e madrinhas realizaram a aposição dos brevês nos uniformes dos novos especialistas, simbolizando o reconhecimento pelo esforço, disciplina e superação demonstrados ao longo da capacitação.
O evento contou ainda com o descerramento da placa alusiva à turma e a exibição de um vídeo institucional que relembrou os principais momentos do curso.
Radiopatrulha: mais de seis décadas de história e tradição
O comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg, destacou a relevância histórica do Batalhão de Radiopatrulha para a segurança pública sergipana.
“Há mais de 60 anos, o nome Radiopatrulha é sinônimo de tradição, comprometimento e resultados. Trata-se de uma das unidades mais respeitadas da nossa Polícia Militar, responsável por importantes apreensões de armas e drogas e por relevantes serviços prestados à sociedade sergipana. Temos o dever de honrar a história construída por gerações de homens e mulheres que fizeram desta unidade uma referência”, afirmou.
A realização de um sonho
Em nome dos formandos, o soldado Ygor destacou os desafios enfrentados durante o curso e a importância da conquista alcançada.
“O dia de hoje representa a realização de um sonho. Muitos de nós ingressamos na Polícia Militar já desejando integrar o Batalhão de Radiopatrulha. Durante o curso, fomos exigidos física e mentalmente ao máximo. Cada formando que recebe este brevê hoje precisou superar limites e demonstrar dedicação para conquistar o direito de integrar uma unidade tão importante para a segurança pública do nosso estado”, declarou.
Mais preparo para proteger a sociedade
Com a conclusão do II Curso Operacional Raio, a Polícia Militar de Sergipe amplia seu efetivo especializado e fortalece a capacidade de resposta das equipes de patrulhamento tático em todo o estado.
Os novos radiopatrulheiros passam a integrar uma das unidades operacionais mais tradicionais da Corporação, levando às ruas conhecimentos técnicos avançados, doutrina especializada e o compromisso permanente de servir e proteger a população sergipana com eficiência, profissionalismo e respeito à vida.Sugestão de título: PMSE forma 26 novos especialistas no II Curso Operacional Raio e fortalece o patrulhamento tático em Sergipe.
Fonte: PMSE
MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE ACOMPANHA FILAS DE CIRURGIA E COBRA MEDIDAS PARA AMPLIAR ACESSO DA POPULAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE.
Participaram da reunião a Diretora do CAOp Saúde e Promotora de Justiça da 9ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Alessandra Pedral de Santana Suzart; a Promotora de Justiça da 1ª Promotoria Distrital de Nossa Senhora do Socorro, Fabiana Carvalho Viana França; e o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Solano Lúcio de Oliveira Silva.
Durante o encontro, os membros do MPSE destacaram a necessidade de aperfeiçoar o fluxo de informações entre a SES e o Ministério Público, especialmente em relação à previsão de atendimento dos pacientes que aguardam procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos principais temas debatidos foi a situação das cirurgias ortopédicas de alta complexidade, em especial as artroplastias, que atualmente concentram uma das maiores filas de espera registradas pelos órgãos ministeriais. Representantes da SES apresentaram dados sobre a realização de procedimentos cirúrgicos no Estado, além de informações sobre iniciativas voltadas à ampliação da oferta de atendimentos.
A pasta informou que existe a perspectiva de redução da fila de artroplastias nos próximos meses, com a ampliação do contrato com o Hospital Cirurgia, cuja implementação está prevista para ocorrer em até 60 dias.
Outro ponto abordado foi a necessidade de criação de mecanismos que permitam informar, de forma mais precisa, a previsão de realização dos procedimentos aguardados pelos pacientes. A Diretora do CAOp Saúde, Alessandra Pedral, ressaltou que a disponibilização dessas informações contribuirá para a adoção de encaminhamentos mais adequados por parte do MPSE e poderá, em muitos casos, evitar a judicialização de demandas.
Como encaminhamento, a SES comprometeu-se a estudar uma metodologia para indicar estimativas de atendimento, inicialmente para procedimentos de menor complexidade, além de avaliar alternativas para reduzir as variáveis que dificultam a definição de prazos nos casos mais complexos.
Ao final da reunião, ficou registrado o compromisso da SES de ampliar, no prazo de até 60 dias, a oferta de procedimentos de alta complexidade voltados às cirurgias de artroplastia, tema que é objeto de acompanhamento pela 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão.
Fonte: MP/SE
MAIS UMA PESQUISA PARA GOVERNO DE SERGIPE É DIVULGADA, DESTA FEITA PELO INSTITUTO INOR. CONFIRA OS DADOS.
De acordo com os números, Valmir aparece com 41,50% das intenções de voto, enquanto Fábio soma 34,95%. Na sequência surge Ricardo Marques, com 8,50%. Os demais nomes testados não ultrapassam 2% das citações.
O resultado coloca Valmir na dianteira da corrida eleitoral e mostra uma disputa concentrada entre os dois principais nomes que aparecem no cenário para o Palácio dos Despachos. Mesmo com a liderança consolidada, a pesquisa aponta que parte do eleitorado ainda não definiu seu posicionamento, com 7,20% de indecisos e 5,14% de votos brancos ou nulos.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, Valmir também aparece à frente. Ele registra 26,64% das citações, contra 23,64% de Fábio Mitidieri. O número de eleitores que ainda não sabem em quem votar chega a 39,91%, demonstrando que a disputa segue aberta para movimentações até o período eleitoral.
Cenário para governador
Pesquisa estimulada:
Valmir de Francisquinho: 41,50%
Fábio Mitidieri: 34,95%
Ricardo Marques: 8,50%
Dr. Emerson: 1,59%
Helton Monteiro: 0,75%
Emanoel Cacho: 0,37%
Branco/Nulo: 5,14%
Não sabe/Não respondeu: 7,20%
Metodologia e ficha técnica
A pesquisa ouviu 1.070 eleitores em 31 municípios sergipanos entre os dias 16 e 18 de junho. O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SE-03742/2026.
Fonte: Clique Sergipe
GOVERNO DE SERGIPE ANTECIPA PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO REFERENTE AO MÊS DE JUNHO DE 2026.
Os aniversariantes do mês de junho recebem, também, o valor correspondente à primeira parcela do décimo terceiro salário. O pagamento representa uma injeção de mais de R$ 510 milhões na economia sergipana.
A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local. É importante destacar que os valores serão creditados ao longo dos respectivos dias.
Fonte: Governo de Sergipe
GOVERNO DE SERGIPE ENTREGA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO DESTACAMENTO DA PM NO POVOADO ÁGUA FRIA, EM SALGADO.
Com área construída de 74,78 metros quadrados, o destacamento recebeu investimento de R$ 203.312,97. A estrutura conta com garagem, recepção, alojamentos masculino e feminino, banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência (PCD), cozinha, área de serviço e jardim de inverno.
Vinculada à 2ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a unidade atenderá, além de Água Fria, as comunidades de Matatas, Canoas, São Raimundo, São Bento, Saco Encantado, Cacho de Banana, Riacho Seco e Alto do Tiro.
Durante a solenidade, o secretário da Segurança Pública, João Eloy, destacou que a entrega atende a uma demanda histórica da população e reforça o compromisso do Governo do Estado com a segurança no interior sergipano.
“Entregamos tudo novo, tudo digno, tudo o que o policial merece para executar o trabalho. É o fortalecimento da segurança pública no interior do estado”, afirmou. Segundo ele, a unidade contará inicialmente com oito policiais militares e uma viatura nova. “A população pode ficar tranquila e cobrar que sempre haverá policiais no espaço”, acrescentou.
O comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg, reconheceu a importância da entrega e falou sobre a localização estratégica do Destacamento.
"Esse posto tem uma importância significativa, porque ele aumenta a capacidade ostensiva e preventiva da Polícia Militar nos distritos desta cidade. O posto está todo equipado, com viatura nova, armamentos, efetivo, e isso vai dar mais paz, tranquilidade e segurança a todos os cidadãos do povoado Água Fria. Fica num local geograficamente importante e estratégico, porque está entre a cidade de Salgado e o povoado Colônia 13", disse o comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg.
"Então, dessa forma, a Secretaria de Segurança Pública materializa a presença ostensiva e preventiva da Polícia Militar, fato este que foi recebido pela população com muita alegria. É o compromisso da Segurança Pública do Estado de Sergipe, da Polícia Militar, estar em todos os rincões do nosso Estado, levando paz, tranquilidade, e, acima de tudo, referenciando Sergipe, o Estado mais seguro do Norte e Nordeste do Brasil", completou o comandante-geral em exercício da PMSE.
O comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Matheus Soares, ressaltou a importância estratégica da reativação do Destacamento para o atendimento das ocorrências na região.
“Além de Água Fria, outros nove povoados adjacentes estarão cobertos. O atendimento das ocorrências passará a sair daqui, reduzindo substancialmente o tempo de resposta tanto no povoado quanto nas comunidades vizinhas”, explicou.
A entrega foi comemorada pelos moradores. Para Edjane Andrade, a reabertura do posto representa mais segurança para a comunidade. “Precisávamos da reabertura do posto para maior segurança dos moradores. Agora não precisaremos mais ir a Salgado para receber atendimento”, disse.
O morador João Batista também destacou a importância da presença policial na localidade. “Estava precisando. Toda a vida teve polícia aqui. Agora vai ter mais segurança para todos nós”, afirmou.
Já José Gilson ressaltou a expectativa da população com a retomada das atividades do destacamento, especialmente em relação à fiscalização de motocicletas conduzidas de forma irregular por jovens na região. "Eu estou parabenizando desde já, desde o governador, desde o nosso prefeito, que estão aí, lutando por essa segurança para toda a comunidade", disse o morador.
Encerrando a solenidade, o governador Fábio Mitidieri destacou que o investimento integra a política de fortalecimento da segurança pública em todo o estado.
“Mais do que o valor financeiro da obra, importa o que ela representa para a sociedade, que se sente mais protegida e acolhida pela segurança pública. Quando falamos que Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, é porque os investimentos chegam aos 75 municípios”, afirmou.
O governador também ressaltou os avanços obtidos por meio dos investimentos em infraestrutura, equipamentos e valorização dos profissionais da segurança pública. “O governo investe na segurança pública e os profissionais devolvem isso com mais empenho e dedicação. Quem ganha com isso são os sergipanos”, concluiu.
Com raízes que remontam ao final do século XIX, o povoado Água Fria foi formado por famílias oriundas do município de Lagarto e consolidou-se ao longo do tempo como uma comunidade de forte identidade cultural. Conhecida pela abundância de recursos hídricos naturais, característica marcante de Salgado, a localidade passa a contar com uma estrutura policial renovada, reforçando a presença do Estado e contribuindo para a promoção da segurança e da tranquilidade dos moradores.
O Destacamento está localizado na Travessa Celso de Carvalho, s/n, no povoado Água Fria, em Salgado. A entrega da unidade integra o conjunto de ações do Governo de Sergipe voltadas à modernização das forças de segurança e à ampliação dos serviços públicos em todas as regiões do estado.
Fonte: SSP/SE
BOPE NEGOCIA RENDIÇÃO DE HOMEM APÓS SURTO PSICÓTICO E ENCERRA CRISE NO BAIRRO INDUSTRIAL.
A situação teve início por volta das 3h, quando a Polícia Militar foi acionada para conter um homem que invadiu um bar pertencente à sua ex-companheira. No local, o homem apresentou comportamento extremamente agressivo e causou diversos danos ao patrimônio.
Uma equipe do Batalhão de Choque foi a primeira a chegar para o atendimento. Na tentativa de realizar a contenção inicial e garantir a segurança do perímetro, a equipe enfrentou forte resistência. O indivíduo passou a arremessar garrafas de vidro e outros objetos contra os agentes. Durante as tentativas de extração segura e contenção, quatro policiais militares acabaram sofrendo ferimentos.
Diante do cerco, o homem conseguiu acessar o teto do estabelecimento por meio de um alçapão, onde se trancou e passou a recusar qualquer tentativa de contato com os primeiros interventores.
Dada a complexidade do cenário e o risco iminente, o CIOSP acionou as equipes do BOPE, que isolaram o ponto crítico e iniciaram as tratativas. A equipe aplicou técnicas de negociação policial de forma progressiva e humanizada. Após algumas horas de diálogo constante e paciência tática, os policiais conseguiram convencer o infrator a descer do telhado, resultando em sua saída e entrega voluntária.
A crise foi encerrada de maneira pacífica, sem a necessidade de escalada do uso da força. Na sequência, o homem foi estabilizado e imediatamente encaminhado para atendimento médico e psiquiátrico especializado, sob os cuidados de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que já estava a postos no local.
Fonte: PMSE
GETAM PRENDE CONDUTOR DE VEÍCULO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NO CENTRO DE ARACAJU.
Os policiais do Regimento realizavam patrulhamento ostensivo na Avenida Coelho e Campos, área que integra o perímetro de segurança do evento, quando observaram um veículo trafegando de forma irregular, mudando de faixa de maneira desordenada. Logo depois, o condutor cruzou a avenida sem realizar a devida sinalização, passando à frente da viatura e seguindo em direção à Avenida Deputado Airton Teles, onde foi abordado.
Ao ser questionado, o motorista admitiu ter ingerido bebida alcoólica. Com o apoio de uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), também empregada no policiamento do entorno do Forró Caju, foi realizado o teste do etilômetro, que apontou o índice de 0,50 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor que configura crime de trânsito.
Diante do resultado, o condutor foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi lavrado o auto de infração por dirigir sob a influência de álcool.
Fonte: PMSE
segunda-feira, 22 de junho de 2026
CONFIRAM NOVA PESQUISA PARA O SENADO FEDERAL POR SERGIPE REALIZADA PELO PORTAL INOVE NOTÍCIAS, ATRAVÉS DO INSTITUTO CTAS.
Os dados revelam um cenário competitivo, com o Delegado André David liderando as intenções de voto na média consolidada dos dois votos para senador.
Primeiro voto para senador
No levantamento referente ao primeiro voto para o Senado, o Delegado André David aparece na liderança com 21% das intenções de voto.
Na sequência surgem André Moura, com 12%; Rogério Carvalho, 11%; Alessandro Vieira e Edvaldo Nogueira, com 9%; Eduardo Amorim, 8%; Rodrigo Valadares, 5%; e Iran Barbosa, 2%.
Os entrevistados que declararam voto branco ou nulo somam 7%, enquanto 16% disseram não saber ou preferiram não responder.
Segundo voto para senador
Como a eleição de 2026 escolherá dois senadores por estado, a pesquisa também avaliou o segundo voto dos eleitores.
Nesse cenário, André Moura aparece na liderança com 15%, seguido por André David, com 8%; Eduardo Amorim, 8%; Alessandro Vieira e Edvaldo Nogueira, com 7%; Rogério Carvalho, 7%; Rodrigo Valadares, 5%; e Iran Barbosa, com 1%.
Os votos branco e nulo registraram 13%, enquanto 29% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam.
Na média consolidada dos dois votos para senador, o cenário apresenta o seguinte ranking: Delegado André David, com 14,5%; André Moura, 13,5%; Rogério Carvalho, 9,0%; Alessandro Vieira, 8,0%; Eduardo Amorim, 8,0%; Edvaldo Nogueira, 8,0%; Rodrigo Valadares, 5,0%; e Iran Barbosa, com 1,5%
Brancos e nulos somam 10%, enquanto 22,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Os números apontam que a disputa pelas duas vagas ao Senado segue aberta. Embora o Delegado André David apareça na liderança da média geral, a diferença para André Moura está dentro de uma faixa que indica um cenário ainda sujeito a mudanças ao longo da pré-campanha.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto CTAS entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, com eleitores de diversas regiões de Sergipe, e está registrada sob o número SE-00601/2026. Eventuais diferenças na soma dos percentuais decorrem de arredondamentos, conforme informado pelo instituto.
Fonte: Portal Inove Notícias
CONFIRAM NOVA PESQUISA PARA GOVERNO DE SERGIPE REALIZADA PELO PORTAL INOVE NOTÍCIAS, ATRAVÉS DO INSTITUTO CTAS.
GERENTE DO CEASA É ASSASSINADO A TIROS EM MALHADOR.
Segundo a Polícia Militar (PMSE), após um roubo em um bar na região, dois assaltantes portando uma arma de fogo calibre 12 de fabricação caseira, efetuaram um disparo em direção ao carro e atingiu Silvio Roberto Marques na região da cabeça.
Após ser atingido, o servidor foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os autores fugiram após realizarem os disparos contra a vítima, antes da chegada das equipes da Polícia Militar.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que a Polícia Civil e a Polícia Militar iniciaram diligências logo após o ocorrido e seguem atuando para identificar e localizar os responsáveis pelo homicídio.
por Carol Mundim
Fonte: Infonet
GRUPAMENTO TÁTICO OPERACIONAL (GTO) DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO NO FORRÓ CAJU.
Ao realizar a abordagem, nenhum objeto ilícito foi encontrado. No entanto, durante a identificação, os guardas perceberam inconsistências nos dados informados pelo suspeito. Após novas verificações, o homem confessou ter fornecido nome falso.
Com a verdadeira identidade confirmada, foi constatado um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. O indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
Blog Espaço Militar com informações da GMA
COMERCIANTES RECLAMAM DO HORÁRIO FIXADO PELA PREFEITURA DE ARACAJU PARA QUE ELES TENHAM ACESSO AOS MERCADOS CENTRAIS.
Fonte: blog do jornalista Adiberto de Souza
BOMBEIROS SÃO ACIONADOS PARA COMBATE A INCÊNDIO EM FÁBRICA DE CALÇADOS EM FREI PAULO.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início em um bloco de equipamento chamado de injetora de EVA , maquinário que faz parte da linha de produção da empresa. A chamas se propagaram para materiais como resina e caixas de calçados que estavam na proximidade do equipamento, gerando grande quantidade de fumaça.
Apesar da proporção, todos os funcionários conseguiram deixar o local em segurança e não houve registro de vítimas.
Antes da chegada das equipes do CBMSE, a brigada de incêndio da própria fábrica atuou no combate às chamas e conseguiu controlar o incêndio. Ao chegarem ao local, os bombeiros militares realizaram o trabalho de rescaldo, procedimento essencial para eliminar focos remanescentes e evitar a reignição do fogo.
As causas do incêndio deverão ser apuradas posteriormente.
Fonte: Fan F1
CORPO DE BOMBEIROS RESGATA UNIVERSITÁRIOS QUE FICARAM ISOLADOS NA SERRA DE ITABAIANA.
De acordo com a corporação, a estudante apresentou dores nas pernas, dificuldade para caminhar e sinais de hipotermia ( queda de temperatura corporal ). Ela precisou ser carregada pelos militares durante a descida da serra. O resgate foi realizado com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Após a retirada da área, os dois jovens foram encaminhados para atendimento médico em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O que diz o responsável pela atividade
De acordo com o professor responsável pela atividade universitária, Luiz Henrique Passos, os dois jovens foram assistidos a todo o momento pela coordenação. Eles ficaram acompanhados pelo professor e mais três monitores até a chegada das equipes.
Os estudantes estavam em um grupo de 37 alunos, e dois deles não tiveram capacidade física para descer da serra , por isso, o Corpo de Bombeiros foi acionado. O professor negou que houvesse condição climática desfavorável. O restante do grupo fez o trajeto de descida normalmente.
Ainda segundo o professor, a estudante recebeu alta na manhã deste domingo.
Fonte: Portal G1 SE
16 BAIRROS DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO SOFREM COM ABASTECIMENTO PRECÁRIO DE ÁGUA DURANTE ESTE DOMINGO, DIA 21.
De acordo com a empresa, a intervenção foi necessária para corrigir uma situação emergencial na rede de abastecimento. Durante a execução dos serviços, houve impacto no sistema de distribuição, afetando o fornecimento de água em diferentes localidades de Nossa Senhora do Socorro.
Os bairros atingidos são: Centro Histórico, Castelo, Taboca, Calumbi, Taiçoca de Fora, Taiçoca de Dentro, Novo Horizonte, Albano Franco, Marcos Freire I, Marcos Freire II, Marcos Freire III, João Alves, Fernando Collor, Piabeta, São Brás, Mangabeira e Jardim Mariana.
A Iguá Sergipe informou que, após a conclusão da manutenção, o abastecimento será restabelecido de forma gradual. O tempo de normalização pode variar entre as localidades, conforme as características da rede de distribuição de cada região.
Para minimizar os impactos à população, a concessionária disponibilizará caminhões-pipa nos bairros afetados durante o período da manutenção.
A empresa recomenda que os moradores façam uso consciente da água até que o sistema seja completamente normalizado. Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 400 4482.
Fonte; F5 News
PMSE PROPORCIONA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO DURANTE TERCEIRA NOITE DO FORRÓ SIRI.
Além dos policiais dos 5º BPM, o planejamento operacional contou com equipes especializadas, que atuaram de forma integrada no entorno do evento, conforme explicou o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Fábio Alcântara. ” Policiais militares do 5º BPM e de equipes especializadas, como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), seguem atuando em só propósito para garantir a paz e a ordem, principalmente, nesta noite festiva”, explicou.
Segundo o oficial, o reforço policial empregado nesse sábado, 20, contou com 50 militares. O tenente-coronel ainda ressaltou que o mesmo esquema de segurança se repetirá na noite do domingo, 21, visando proporcionar um ambiente seguro para todos os participantes. ” O nosso objetivo é garantir que a população possa aproveitar as comemorações da 33ª edição Forró Siri com tranquilidade, e, para isso, contamos com efeitvo preparado para ações voltadas à prevenção de ocorrências e a preservação da ordem pública”, enfatizou.
A presença ostensiva da PMSE também foi reconhecida por quem trabalha durante os festejos. O comerciante Valtemi Carvalho elogiou a atuação dos policiais e ressaltou a sensação de segurança proporcionada pelo efetivo. “Estamos vendo a Polícia Militar presente o tempo todo. Isso traz mais segurança para quem vem ao evento e também para nós, comerciantes, que trabalhamos durante toda a festa. O trabalho da PMSE está sendo muito importante e aumenta a sensação de segurança para todos nós”, afirmou.
Com o reforço operacional, a Polícia Militar de Sergipe reafirma seu compromisso com a segurança da população sergipana, contribuindo para que essa edição do Forró Siri transcorra em um ambiente de paz, organização e valorização das tradições juninas.
Fonte: PMSE
EM SALGADO, CORPO É ENCONTERADO DENTRO DE SISTERNA DE 15 METROS DE PROFUNDIDADE E CORPO DE BOMBEIROS FOI ACIONADO PARA RESGATE DO CADÁVER.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a corporação foi acionada após o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) receber a informação de que havia uma pessoa dentro da estrutura, que possui cerca de 15 metros de profundidade.
Ao chegar ao local, equipes do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), sediado em Estância, confirmaram a ocorrência e iniciaram os procedimentos para a retirada do cadáver. Para a operação, foram utilizados equipamentos e técnicas específicas de salvamento em espaço confinado.
Segundo os bombeiros, após a montagem de um sistema de acesso seguro, um militar desceu ao interior da cisterna para realizar as amarrações necessárias no corpo, possibilitando sua remoção de forma segura.
A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) também esteve no local acompanhando a ocorrência. Após a retirada, o corpo foi entregue às equipes da Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML), responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção.
A identidade da vítima e as circunstâncias que levaram à sua morte não haviam sido divulgadas até a publicação desta matéria.
Com informações do CBMSE
Fonte: Infonet
domingo, 21 de junho de 2026
O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O TENENTE-CORONEL PM EDSON OLIVEIRA PELO SEU ANIVERSÁRIO.
Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo:
Feliz aniversário! Hoje é o seu dia especial, pois completa mais um ano de vida e isso é motivo para se alegrar e festejar muito.
Desejamos que você celebre essa data por muitos anos, e que nunca lhe falte paz no coração, amor na vida, sorrisos no rosto e companhias maravilhosas. E que cada novo dia seja o renovar de uma esperança e um entusiasmo infinitos.
Parabéns e muitas felicidades!
Matéria do blog Espaço Militar





























