terça-feira, 23 de junho de 2026

O BLOG ESPAÇO MILITAR COMUNICA E LAMENTA O FALECIMENTO DO CORONEL PM RR LUIZ FERNANDO SILVEIRA DE ALMEIDA.



O blog Espaço Militar comunica e lamenta o falecimento do Coronel PM RR Luiz Fernando Silveira de Almeida, 60 anos, ocorrido na manhã terça-feira, dia 23, vítima de infarto fulminante.

Ainda não foi informado o local do velório e local e horário do sepultamento, e assim que obtivermos a informação, o blog Espaço Militar estará divulgando.

Rogamos a Deus que receba a alma do mesmo e que possa dar o devido conforto aos familiares e amigos por tamanha perda.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26).

Matéria do blog Espaço Militar

13º BATALHÃO PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO COROA DO MEIO, ZONA SUL DA CAPITAL SERGIPANA.


Na manhã desta terça-feira (23), policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) realizaram uma ação de combate ao tráfico ilícito de drogas no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul da capital.

Em cumprimento ao mandado judicial de busca e apreensão, os militares entraram em uma residência localizada na Rua Waldemar Silva Carvalho. No interior da casa, a equipe constatou que o casal mantinha substâncias entorpecentes escondidas no local.

Durante as buscas, os policiais militares encontraram cerca de 35g de substância análoga à cocaína, três embalagens contendo substância análoga à maconha, além de três maquinetas de cartão, três aparelhos celulares e a quantia de R$ 225,50 em espécie.

Diante do flagrante pelo crime de tráfico de drogas, os suspeitos e todos os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia para a adoção das medidas legais pertinentes.

Fonte:  PMSE

11º BATALHÃO PRENDE ACUSADO DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM TOMAR DO GERU.


A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), realizou a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo e o cumprimento de um mandado de prisão na tarde de segunda-feira (22), no município de Tomar do Geru.

Durante patrulhamento, os militares receberam informações sobre dois homens em uma motocicleta, sendo que o passageiro estaria armado. Momentos depois, a equipe iniciou buscas na região e localizou a dupla trafegando em uma via da cidade.

Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos tentaram fugir, dando início a um acompanhamento tático que resultou na interceptação do veículo. Durante os procedimentos de abordagem, os policiais militares notaram que o passageiro levou a mão à cintura. Na busca pessoal, foi encontrado em posse do suspeito um revólver calibre .357 com a numeração raspada. A arma estava municiada com três munições intactas e, no bolso do indivíduo, foram encontradas outras três munições intactas de calibre .38, totalizando seis munições apreendidas.

Ao consultar o sistema de segurança pública, os policiais constataram que o homem possuía um mandado de prisão em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O condutor da motocicleta também foi detido para prestar esclarecimentos. 

Diante dos fatos, os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Tobias Barreto para a adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte:  PMSE

BATALHÃO DE CHOQUE PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO BUGIO, EM ARACAJU, E APREENDE 5,4 KG DE MACONHA, ALÉM DE COCAÍNA, DROGA SINTÉRICA, DUAS BALANÇAS DE PRECISÃO E MATERIAL PARA EMBALAGEM DOS ENTORPECENTES.


Policiais militares do Batalhão de Choque realizavam patrulhamento ostensivo nesta segunda-feira, dia 22, por volta das 17h30, no bairro Bugio, zona oeste da capital sergipana, quando receberam informação acerca de uma mulher que estaria traficando drogas na Travessa B2, sendo repassadas as características da suspeita e de como a mesma estava vestida.

Prontamente os militares se deslocaram até o local informado, chegando a uma residência onde era forte o odor característico de maconha. Ao ser chamada à porta, a mulher dentro da residência respondeu "já vou, estou separando o material", momento em que a mulher se dirigiu à porta carregando na mão uma embalagem preta contendo maconha. Ao perceber que era uma guarnição policial, a mulher jogou a embalagem no chão, tendo os policiais efetuado a incursão no imóvel.

No corredor da casa, os militares encontraram três tabletes contendo maconha, totalizando em quatro, já que um estava em mãos da infratora, pesando 5,4 quilos de maconha. Também foram encontradas 85 gramas de cocaína que estavam escondidos na cintura da mulher, que fora entregue pela mesma ao saber que serra encaminhada à delegacia, além drogas sintéticas, 2 balanças de precisão e 2 rolos de papel filme para embalagem dos entorpecentes.

A mulher e todo o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes para as medidas legais pertinentes ao caso.

Matéria do blog Espaço Militar

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O BOMBEIRO MILITAR LEALDO BATISTA SANTOS PELO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza o bombeiro militar Lealdo Batista Santos por completar mais um ano de vida nesta terça-feira, dia 23, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais e encha sua vida de muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos, e que esta data perdure por longos anos.

Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo:

Esperamos que celebre com muita alegria esta data e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. 

Desejamos toda a felicidade do mundo, muito amor, sucesso e saúde para todos os dias. Você merece tudo de bom que acontecer, pois é uma pessoa especial. Feliz Aniversário.

Matéria do blog Espaço Militar

PMSE FORMA 26 NOVOS ESPECIALISTAS NO II CURSO OPERACIONAL RAIO DO BATALHÃO DE RADIOPATRULHA.

Capacitação de alto rendimento reforça o patrulhamento tático e amplia a capacidade operacional da segurança pública em Sergipe





A Polícia Militar de Sergipe , por meio do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), realizou nesta segunda-feira (22), a solenidade de encerramento do II Curso Operacional Raio (COR), formando 26 novos especialistas aptos a atuar no patrulhamento tático e no enfrentamento qualificado à criminalidade em todo o estado.

A cerimônia reuniu autoridades da Segurança Pública, oficiais, praças, familiares e convidados para celebrar a conclusão de uma das mais exigentes capacitações operacionais da Corporação. Dos 37 alunos que iniciaram o curso no dia 5 de maio, apenas 26 concluíram todas as etapas, sendo 25 policiais militares da PMSE e uma integrante da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

Com duração de 49 dias e carga horária de 274 horas-aula, o curso foi desenvolvido prioritariamente nas instalações da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), em Aracaju, e submeteu os participantes a intensas atividades físicas, técnicas e psicológicas, voltadas ao aperfeiçoamento do patrulhamento tático especializado.

Um dos diferenciais desta edição foi a realização de uma etapa de instrução fora do estado. Entre os dias 30 de maio e 12 de junho, os alunos participaram de uma visita técnica à sede da Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília (DF), onde tiveram acesso a novas doutrinas operacionais, intercâmbio de conhecimentos e treinamento especializado.

Durante o discurso, o comandante do Batalhão de Radiopatrulha, tenente-coronel Vitor, destacou o elevado nível técnico alcançado pelos participantes e o reconhecimento recebido durante as atividades na capital federal.

“Fomos para Brasília com a preocupação não apenas de aprender, mas também de mostrar a qualidade do policial militar sergipano. O resultado foi extremamente positivo. Recebemos elogios de todos os instrutores, que destacaram o alto nível técnico apresentado pelos nossos alunos”, ressaltou.

O oficial também enfatizou o empenho da coordenação e da equipe de instrução para que o curso superasse os resultados da primeira edição.

“A nossa intenção era fazer um curso ainda melhor que o primeiro COR. Esse foi um esforço coletivo que exigiu dedicação, sacrifício e comprometimento de todos os envolvidos, desde a coordenação até cada aluno que concluiu essa jornada”, afirmou.

Tradição, simbolismo e compromisso com a missão

A solenidade foi marcada por momentos de forte simbolismo e tradição militar. Sob a coordenação do tenente Pedro Guimarães, os formandos entoaram a Oração do Radiopatrulheiro, reafirmando o compromisso de servir e proteger a sociedade sergipana.

Em seguida, familiares, padrinhos e madrinhas realizaram a aposição dos brevês nos uniformes dos novos especialistas, simbolizando o reconhecimento pelo esforço, disciplina e superação demonstrados ao longo da capacitação.

O evento contou ainda com o descerramento da placa alusiva à turma e a exibição de um vídeo institucional que relembrou os principais momentos do curso.

Radiopatrulha: mais de seis décadas de história e tradição

O comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg, destacou a relevância histórica do Batalhão de Radiopatrulha para a segurança pública sergipana.

“Há mais de 60 anos, o nome Radiopatrulha é sinônimo de tradição, comprometimento e resultados. Trata-se de uma das unidades mais respeitadas da nossa Polícia Militar, responsável por importantes apreensões de armas e drogas e por relevantes serviços prestados à sociedade sergipana. Temos o dever de honrar a história construída por gerações de homens e mulheres que fizeram desta unidade uma referência”, afirmou.

A realização de um sonho

Em nome dos formandos, o soldado Ygor destacou os desafios enfrentados durante o curso e a importância da conquista alcançada.

“O dia de hoje representa a realização de um sonho. Muitos de nós ingressamos na Polícia Militar já desejando integrar o Batalhão de Radiopatrulha. Durante o curso, fomos exigidos física e mentalmente ao máximo. Cada formando que recebe este brevê hoje precisou superar limites e demonstrar dedicação para conquistar o direito de integrar uma unidade tão importante para a segurança pública do nosso estado”, declarou.

Mais preparo para proteger a sociedade

Com a conclusão do II Curso Operacional Raio, a Polícia Militar de Sergipe amplia seu efetivo especializado e fortalece a capacidade de resposta das equipes de patrulhamento tático em todo o estado.

Os novos radiopatrulheiros passam a integrar uma das unidades operacionais mais tradicionais da Corporação, levando às ruas conhecimentos técnicos avançados, doutrina especializada e o compromisso permanente de servir e proteger a população sergipana com eficiência, profissionalismo e respeito à vida.Sugestão de título: PMSE forma 26 novos especialistas no II Curso Operacional Raio e fortalece o patrulhamento tático em Sergipe.

Fonte:  PMSE

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE ACOMPANHA FILAS DE CIRURGIA E COBRA MEDIDAS PARA AMPLIAR ACESSO DA POPULAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE.


O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOp Saúde), da 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão e da 1ª Promotoria de Justiça Distrital de Nossa Senhora do Socorro, realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para discutir o aprimoramento do acompanhamento das filas de espera por exames, consultas e procedimentos cirúrgicos, além de buscar soluções para demandas que vêm gerando grande número de reclamações da população.

Participaram da reunião a Diretora do CAOp Saúde e Promotora de Justiça da 9ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Alessandra Pedral de Santana Suzart; a Promotora de Justiça da 1ª Promotoria Distrital de Nossa Senhora do Socorro, Fabiana Carvalho Viana França; e o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, Solano Lúcio de Oliveira Silva.

Durante o encontro, os membros do MPSE destacaram a necessidade de aperfeiçoar o fluxo de informações entre a SES e o Ministério Público, especialmente em relação à previsão de atendimento dos pacientes que aguardam procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos principais temas debatidos foi a situação das cirurgias ortopédicas de alta complexidade, em especial as artroplastias, que atualmente concentram uma das maiores filas de espera registradas pelos órgãos ministeriais. Representantes da SES apresentaram dados sobre a realização de procedimentos cirúrgicos no Estado, além de informações sobre iniciativas voltadas à ampliação da oferta de atendimentos.

A pasta informou que existe a perspectiva de redução da fila de artroplastias nos próximos meses, com a ampliação do contrato com o Hospital Cirurgia, cuja implementação está prevista para ocorrer em até 60 dias.

Outro ponto abordado foi a necessidade de criação de mecanismos que permitam informar, de forma mais precisa, a previsão de realização dos procedimentos aguardados pelos pacientes. A Diretora do CAOp Saúde, Alessandra Pedral, ressaltou que a disponibilização dessas informações contribuirá para a adoção de encaminhamentos mais adequados por parte do MPSE e poderá, em muitos casos, evitar a judicialização de demandas.

Como encaminhamento, a SES comprometeu-se a estudar uma metodologia para indicar estimativas de atendimento, inicialmente para procedimentos de menor complexidade, além de avaliar alternativas para reduzir as variáveis que dificultam a definição de prazos nos casos mais complexos.

Ao final da reunião, ficou registrado o compromisso da SES de ampliar, no prazo de até 60 dias, a oferta de procedimentos de alta complexidade voltados às cirurgias de artroplastia, tema que é objeto de acompanhamento pela 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão.

Fonte:  MP/SE

MAIS UMA PESQUISA PARA GOVERNO DE SERGIPE É DIVULGADA, DESTA FEITA PELO INSTITUTO INOR. CONFIRA OS DADOS.


A disputa pelo Governo de Sergipe ganhou um novo capítulo com a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto INOR em junho de 2026. O levantamento aponta Valmir de Francisquinho na liderança das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 6,55 pontos percentuais sobre o governador Fábio Mitidieri no cenário estimulado.

De acordo com os números, Valmir aparece com 41,50% das intenções de voto, enquanto Fábio soma 34,95%. Na sequência surge Ricardo Marques, com 8,50%. Os demais nomes testados não ultrapassam 2% das citações.

O resultado coloca Valmir na dianteira da corrida eleitoral e mostra uma disputa concentrada entre os dois principais nomes que aparecem no cenário para o Palácio dos Despachos. Mesmo com a liderança consolidada, a pesquisa aponta que parte do eleitorado ainda não definiu seu posicionamento, com 7,20% de indecisos e 5,14% de votos brancos ou nulos.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, Valmir também aparece à frente. Ele registra 26,64% das citações, contra 23,64% de Fábio Mitidieri. O número de eleitores que ainda não sabem em quem votar chega a 39,91%, demonstrando que a disputa segue aberta para movimentações até o período eleitoral.

Cenário para governador

Pesquisa estimulada:

Valmir de Francisquinho: 41,50%

Fábio Mitidieri: 34,95%

Ricardo Marques: 8,50%

Dr. Emerson: 1,59%

Helton Monteiro: 0,75%

Emanoel Cacho: 0,37%

Branco/Nulo: 5,14%

Não sabe/Não respondeu: 7,20%

Metodologia e ficha técnica

A pesquisa ouviu 1.070 eleitores em 31 municípios sergipanos entre os dias 16 e 18 de junho. O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SE-03742/2026.

Fonte:  Clique Sergipe

GOVERNO DE SERGIPE ANTECIPA PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO REFERENTE AO MÊS DE JUNHO DE 2026.


O Governo de Sergipe informa que antecipou o pagamento dos servidores do Poder Executivo estadual referente ao mês de junho. Nesta segunda-feira, 22, os aposentados e pensionistas já começaram a receber os valores em suas contas. Na terça-feira, dia 23, será realizado o pagamento dos servidores das secretarias, empresas, autarquias e fundações.

Os aniversariantes do mês de junho recebem, também, o valor correspondente à primeira parcela do décimo terceiro salário. O pagamento representa uma injeção de mais de R$ 510 milhões na economia sergipana. 

A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local. É importante destacar que os valores serão creditados ao longo dos respectivos dias.

Fonte:  Governo de Sergipe

GOVERNO DE SERGIPE ENTREGA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO DESTACAMENTO DA PM NO POVOADO ÁGUA FRIA, EM SALGADO.




O Governo de Sergipe entregou, nesta segunda-feira, 22, a reforma e ampliação do Destacamento da Polícia Militar (DPM) do povoado Água Fria, no município de Salgado. A unidade foi reativada após receber melhorias estruturais e passa a reforçar o policiamento ostensivo na região, beneficiando moradores da localidade e de povoados vizinhos.

Com área construída de 74,78 metros quadrados, o destacamento recebeu investimento de R$ 203.312,97. A estrutura conta com garagem, recepção, alojamentos masculino e feminino, banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência (PCD), cozinha, área de serviço e jardim de inverno.

Vinculada à 2ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a unidade atenderá, além de Água Fria, as comunidades de Matatas, Canoas, São Raimundo, São Bento, Saco Encantado, Cacho de Banana, Riacho Seco e Alto do Tiro.

Durante a solenidade, o secretário da Segurança Pública, João Eloy, destacou que a entrega atende a uma demanda histórica da população e reforça o compromisso do Governo do Estado com a segurança no interior sergipano.

“Entregamos tudo novo, tudo digno, tudo o que o policial merece para executar o trabalho. É o fortalecimento da segurança pública no interior do estado”, afirmou. Segundo ele, a unidade contará inicialmente com oito policiais militares e uma viatura nova. “A população pode ficar tranquila e cobrar que sempre haverá policiais no espaço”, acrescentou.

O comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg, reconheceu a importância da entrega e falou sobre a localização estratégica do Destacamento.

"Esse posto tem uma importância significativa, porque ele aumenta a capacidade ostensiva e preventiva da Polícia Militar nos distritos desta cidade. O posto está todo equipado, com viatura nova, armamentos, efetivo, e isso vai dar mais paz, tranquilidade e segurança a todos os cidadãos do povoado Água Fria. Fica num local geograficamente importante e estratégico, porque está entre a cidade de Salgado e o povoado Colônia 13", disse o comandante-geral em exercício da PMSE, coronel Carlos Rolemberg. 

"Então, dessa forma, a Secretaria de Segurança Pública materializa a presença ostensiva e preventiva da Polícia Militar, fato este que foi recebido pela população com muita alegria. É o compromisso da Segurança Pública do Estado de Sergipe, da Polícia Militar, estar em todos os rincões do nosso Estado, levando paz, tranquilidade, e, acima de tudo, referenciando Sergipe, o Estado mais seguro do Norte e Nordeste do Brasil", completou o comandante-geral em exercício da PMSE.

O comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Matheus Soares, ressaltou a importância estratégica da reativação do Destacamento para o atendimento das ocorrências na região.

“Além de Água Fria, outros nove povoados adjacentes estarão cobertos. O atendimento das ocorrências passará a sair daqui, reduzindo substancialmente o tempo de resposta tanto no povoado quanto nas comunidades vizinhas”, explicou.

A entrega foi comemorada pelos moradores. Para Edjane Andrade, a reabertura do posto representa mais segurança para a comunidade. “Precisávamos da reabertura do posto para maior segurança dos moradores. Agora não precisaremos mais ir a Salgado para receber atendimento”, disse.

O morador João Batista também destacou a importância da presença policial na localidade. “Estava precisando. Toda a vida teve polícia aqui. Agora vai ter mais segurança para todos nós”, afirmou.

Já José Gilson ressaltou a expectativa da população com a retomada das atividades do destacamento, especialmente em relação à fiscalização de motocicletas conduzidas de forma irregular por jovens na região. "Eu estou parabenizando desde já, desde o governador, desde o nosso prefeito, que estão aí, lutando por essa segurança para toda a comunidade", disse o morador.

Encerrando a solenidade, o governador Fábio Mitidieri destacou que o investimento integra a política de fortalecimento da segurança pública em todo o estado.

“Mais do que o valor financeiro da obra, importa o que ela representa para a sociedade, que se sente mais protegida e acolhida pela segurança pública. Quando falamos que Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, é porque os investimentos chegam aos 75 municípios”, afirmou.

O governador também ressaltou os avanços obtidos por meio dos investimentos em infraestrutura, equipamentos e valorização dos profissionais da segurança pública. “O governo investe na segurança pública e os profissionais devolvem isso com mais empenho e dedicação. Quem ganha com isso são os sergipanos”, concluiu.

Com raízes que remontam ao final do século XIX, o povoado Água Fria foi formado por famílias oriundas do município de Lagarto e consolidou-se ao longo do tempo como uma comunidade de forte identidade cultural. Conhecida pela abundância de recursos hídricos naturais, característica marcante de Salgado, a localidade passa a contar com uma estrutura policial renovada, reforçando a presença do Estado e contribuindo para a promoção da segurança e da tranquilidade dos moradores.

O Destacamento está localizado na Travessa Celso de Carvalho, s/n, no povoado Água Fria, em Salgado. A entrega da unidade integra o conjunto de ações do Governo de Sergipe voltadas à modernização das forças de segurança e à ampliação dos serviços públicos em todas as regiões do estado.

Fonte:  SSP/SE

BOPE NEGOCIA RENDIÇÃO DE HOMEM APÓS SURTO PSICÓTICO E ENCERRA CRISE NO BAIRRO INDUSTRIAL.


Na madrugada desta segunda-feira (22), a Polícia Militar de Sergipe, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), encerrou pacificamente uma ocorrência envolvendo um homem em surto psicótico no Bairro Industrial, Zona Norte da capital. O suspeito entregou-se voluntariamente após negociação técnica.

A situação teve início por volta das 3h, quando a Polícia Militar foi acionada para conter um homem que invadiu um bar pertencente à sua ex-companheira. No local, o homem apresentou comportamento extremamente agressivo e causou diversos danos ao patrimônio.

Uma equipe do Batalhão de Choque foi a primeira a chegar para o atendimento. Na tentativa de realizar a contenção inicial e garantir a segurança do perímetro, a equipe enfrentou forte resistência. O indivíduo passou a arremessar garrafas de vidro e outros objetos contra os agentes. Durante as tentativas de extração segura e contenção, quatro policiais militares acabaram sofrendo ferimentos.

Diante do cerco, o homem conseguiu acessar o teto do estabelecimento por meio de um alçapão, onde se trancou e passou a recusar qualquer tentativa de contato com os primeiros interventores.

Dada a complexidade do cenário e o risco iminente, o CIOSP acionou as equipes do BOPE, que isolaram o ponto crítico e iniciaram as tratativas. A equipe aplicou técnicas de negociação policial de forma progressiva e humanizada. Após algumas horas de diálogo constante e paciência tática, os policiais conseguiram convencer o infrator a descer do telhado, resultando em sua saída e entrega voluntária.

A crise foi encerrada de maneira pacífica, sem a necessidade de escalada do uso da força. Na sequência, o homem foi estabilizado e imediatamente encaminhado para atendimento médico e psiquiátrico especializado, sob os cuidados de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que já estava a postos no local.

Fonte:  PMSE

GETAM PRENDE CONDUTOR DE VEÍCULO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NO CENTRO DE ARACAJU.


Equipes do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) prenderam o condutor de um veículo por embriaguez ao volante. O flagrante aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22), durante a operação de segurança realizada pela Polícia Militar no entorno do Forró Caju, no Centro da capital.

Os policiais do Regimento realizavam patrulhamento ostensivo na Avenida Coelho e Campos, área que integra o perímetro de segurança do evento, quando observaram um veículo trafegando de forma irregular, mudando de faixa de maneira desordenada. Logo depois, o condutor cruzou a avenida sem realizar a devida sinalização, passando à frente da viatura e seguindo em direção à Avenida Deputado Airton Teles, onde foi abordado.

Ao ser questionado, o motorista admitiu ter ingerido bebida alcoólica. Com o apoio de uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), também empregada no policiamento do entorno do Forró Caju, foi realizado o teste do etilômetro, que apontou o índice de 0,50 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor que configura crime de trânsito.

Diante do resultado, o condutor foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi lavrado o auto de infração por dirigir sob a influência de álcool.

Fonte:  PMSE

segunda-feira, 22 de junho de 2026

CONFIRAM NOVA PESQUISA PARA O SENADO FEDERAL POR SERGIPE REALIZADA PELO PORTAL INOVE NOTÍCIAS, ATRAVÉS DO INSTITUTO CTAS.


O Portal Inove Notícias divulgou, com exclusividade, nesta segunda-feira, 22, os números da pesquisa realizada pelo Instituto CTAS, entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, sobre a disputa pelas vagas de Sergipe no Senado Federal. O levantamento está registrado sob o número SE-00601/2026 e fez 1.224 entrevistas em 50 municípios, com margem de erro: 2,8%.

Os dados revelam um cenário competitivo, com o Delegado André David liderando as intenções de voto na média consolidada dos dois votos para senador.

Primeiro voto para senador

No levantamento referente ao primeiro voto para o Senado, o Delegado André David aparece na liderança com 21% das intenções de voto.

Na sequência surgem André Moura, com 12%; Rogério Carvalho, 11%; Alessandro Vieira e Edvaldo Nogueira, com 9%; Eduardo Amorim, 8%; Rodrigo Valadares, 5%; e Iran Barbosa, 2%.

Os entrevistados que declararam voto branco ou nulo somam 7%, enquanto 16% disseram não saber ou preferiram não responder.

Segundo voto para senador

Como a eleição de 2026 escolherá dois senadores por estado, a pesquisa também avaliou o segundo voto dos eleitores.

Nesse cenário, André Moura aparece na liderança com 15%, seguido por André David, com 8%; Eduardo Amorim, 8%; Alessandro Vieira e Edvaldo Nogueira, com 7%; Rogério Carvalho, 7%; Rodrigo Valadares, 5%; e Iran Barbosa, com 1%.

Os votos branco e nulo registraram 13%, enquanto 29% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam.

Na média consolidada dos dois votos para senador, o cenário apresenta o seguinte ranking: Delegado André David, com 14,5%; André Moura, 13,5%; Rogério Carvalho, 9,0%; Alessandro Vieira, 8,0%; Eduardo Amorim, 8,0%; Edvaldo Nogueira, 8,0%; Rodrigo Valadares, 5,0%; e Iran Barbosa, com 1,5%

Brancos e nulos somam 10%, enquanto 22,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Os números apontam que a disputa pelas duas vagas ao Senado segue aberta. Embora o Delegado André David apareça na liderança da média geral, a diferença para André Moura está dentro de uma faixa que indica um cenário ainda sujeito a mudanças ao longo da pré-campanha.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Instituto CTAS entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, com eleitores de diversas regiões de Sergipe, e está registrada sob o número SE-00601/2026. Eventuais diferenças na soma dos percentuais decorrem de arredondamentos, conforme informado pelo instituto.

Fonte:  Portal Inove Notícias

CONFIRAM NOVA PESQUISA PARA GOVERNO DE SERGIPE REALIZADA PELO PORTAL INOVE NOTÍCIAS, ATRAVÉS DO INSTITUTO CTAS.


O Portal Inove Notícias divulga com exclusividade os resultados da pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto CTAS, entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, para avaliar os cenários eleitorais da disputa pelo Governo de Sergipe. O levantamento está registrado sob o número SE-00601/2026 e fez 1.224 entrevistas em 50 municípios, com margem de erro: 2,8%.

No cenário estimulado para governador, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, o atual governador Fábio Mitidieri aparece na liderança com 41,2% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, que registra 26,7%.

Na sequência aparecem Ricardo Marques, com 6,2%, e Emanuel Cacho, com 1,2%. Os entrevistados que declararam voto branco ou nulo somam 7,2%, enquanto 17,5% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

Votos válidos
No cenário de votos válidos, metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral, que exclui brancos, nulos e indecisos, Fábio Mitidieri alcança 54,7%, percentual que indicaria vitória ainda no primeiro turno caso a eleição fosse realizada hoje.

Valmir de Francisquinho aparece com 35,5%, seguido por Ricardo Marques, com 8,2%, e Emanuel Cacho, com 1,5%.

Voto espontâneo
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem sem receber uma lista de nomes, Fábio Mitidieri também lidera com 23,3% das citações.

Valmir de Francisquinho registra 12,1%, enquanto Ricardo Marques aparece com 1,5%. Delegado André David e Emanuel Cacho obtiveram 0,2% cada. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, foi citada por 0,1% dos entrevistados.

O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam alcançou 59,7%, demonstrando que uma parcela significativa do eleitorado ainda não definiu seu posicionamento para a eleição estadual.

Rejeição
O levantamento também mediu os índices de rejeição dos possíveis candidatos ao Governo do Estado.

Nesse quesito, Valmir de Francisquinho apresenta 19,3% de rejeição, seguido por Fábio Mitidieri, com 15,9%.

Na sequência aparecem Emanuel Cacho, com 7,7%, e Ricardo Marques, também com 7,7%. Os votos branco/nulo somam 8,5%, enquanto 40,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Senado Federal
Além da disputa pelo Governo de Sergipe, a pesquisa contratada pelo Portal Inove Notícias também avaliou os cenários para o Senado Federal. Os números completos da corrida pelas vagas sergipanas serão divulgados em matéria exclusiva nas próximas horas.

Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto CTAS entre os dias 16 e 20 de junho de 2026, com eleitores sergipanos, e está registrada sob o número SE-00601/2026. Eventuais diferenças na soma dos percentuais decorrem de arredondamentos, conforme informado pelo instituto.

GERENTE DO CEASA É ASSASSINADO A TIROS EM MALHADOR.


O gerente operacional da Ceasa, Silvio Roberto Marques Santos, foi assassinado a tiros dentro de um veículo neste domingo, 21, no Assentamento Marcelo Déda, localizado no município de Malhador. A Polícia Civil informou que já iniciou as investigações do caso.

Segundo a Polícia Militar (PMSE), após um roubo em um bar na região, dois assaltantes portando uma arma de fogo calibre 12 de fabricação caseira, efetuaram um disparo em direção ao carro e atingiu Silvio Roberto Marques na região da cabeça.

Após ser atingido, o servidor foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os autores fugiram após realizarem os disparos contra a vítima, antes da chegada das equipes da Polícia Militar.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que a Polícia Civil e a Polícia Militar iniciaram diligências logo após o ocorrido e seguem atuando para identificar e localizar os responsáveis pelo homicídio.

por Carol Mundim

Fonte:  Infonet

GRUPAMENTO TÁTICO OPERACIONAL (GTO) DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO NO FORRÓ CAJU.


Durante patrulhamento no evento, equipes do Grupamento Tático Operacional (GTO) foram acionadas por um folião que informou sobre um homem supostamente portando uma faca, neste domingo, dia 21.

Ao realizar a abordagem, nenhum objeto ilícito foi encontrado. No entanto, durante a identificação, os guardas perceberam inconsistências nos dados informados pelo suspeito. Após novas verificações, o homem confessou ter fornecido nome falso.

Com a verdadeira identidade confirmada, foi constatado um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. O indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

Blog Espaço Militar com informações da GMA

COMERCIANTES RECLAMAM DO HORÁRIO FIXADO PELA PREFEITURA DE ARACAJU PARA QUE ELES TENHAM ACESSO AOS MERCADOS CENTRAIS.


Os comerciantes estão reclamando do horário fixado pela Prefeitura para eles terem acesso aos mercados centrais de Aracaju. Segundo os queixosos, anteriormente eles entravam com as mercadorias uma hora antes de as portas serem abertas ao público. Agora, os comerciantes só podem entrar às 6 horas, quando os mercados são abertos. Os queixosos garantem que o pouco tempo para arrumar as bancas termina prejudicando o início das vendas. Com a palavra a Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Aff Maria!

Fonte:  blog do jornalista Adiberto de Souza

BOMBEIROS SÃO ACIONADOS PARA COMBATE A INCÊNDIO EM FÁBRICA DE CALÇADOS EM FREI PAULO.


Uma fábrica de calçados foi atingida por um incêndio na noite deste sábado, 20, em Frei Paulo. Não houve feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início em um bloco de equipamento chamado de injetora de EVA , maquinário que faz parte da linha de produção da empresa. A chamas se propagaram para materiais como resina e caixas de calçados que estavam na proximidade do equipamento, gerando grande quantidade de fumaça.

Apesar da proporção, todos os funcionários conseguiram deixar o local em segurança e não houve registro de vítimas.

Antes da chegada das equipes do CBMSE, a brigada de incêndio da própria fábrica atuou no combate às chamas e conseguiu controlar o incêndio. Ao chegarem ao local, os bombeiros militares realizaram o trabalho de rescaldo, procedimento essencial para eliminar focos remanescentes e evitar a reignição do fogo.

As causas do incêndio deverão ser apuradas posteriormente.

Fonte:  Fan F1

CORPO DE BOMBEIROS RESGATA UNIVERSITÁRIOS QUE FICARAM ISOLADOS NA SERRA DE ITABAIANA.


Dois universitários foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na noite deste sábado (20), na região conhecida como 'Antenas', na Serra de Itabaiana. Os jovens, um rapaz e uma moça, faziam uma atividade de campo quando ficaram impossibilitados de descer devido à chuva e baixa visibilidade.

De acordo com a corporação, a estudante apresentou dores nas pernas, dificuldade para caminhar e sinais de hipotermia ( queda de temperatura corporal ). Ela precisou ser carregada pelos militares durante a descida da serra. O resgate foi realizado com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Após a retirada da área, os dois jovens foram encaminhados para atendimento médico em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O que diz o responsável pela atividade

De acordo com o professor responsável pela atividade universitária, Luiz Henrique Passos, os dois jovens foram assistidos a todo o momento pela coordenação. Eles ficaram acompanhados pelo professor e mais três monitores até a chegada das equipes.

Os estudantes estavam em um grupo de 37 alunos, e dois deles não tiveram capacidade física para descer da serra , por isso, o Corpo de Bombeiros foi acionado. O professor negou que houvesse condição climática desfavorável. O restante do grupo fez o trajeto de descida normalmente.

Ainda segundo o professor, a estudante recebeu alta na manhã deste domingo.

Fonte:  Portal G1 SE

16 BAIRROS DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO SOFREM COM ABASTECIMENTO PRECÁRIO DE ÁGUA DURANTE ESTE DOMINGO, DIA 21.


Moradores de pelo menos 16 bairros de Nossa Senhora do Socorro devem enfrentar redução no abastecimento de água neste domingo (21) após uma manutenção emergencial realizada pela Iguá Sergipe. Segundo a concessionária, o serviço provocou uma diminuição parcial de 30% no volume de água distribuído pelo sistema que atende diversas regiões do município. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos às 19h, com retomada gradual do fornecimento.

De acordo com a empresa, a intervenção foi necessária para corrigir uma situação emergencial na rede de abastecimento. Durante a execução dos serviços, houve impacto no sistema de distribuição, afetando o fornecimento de água em diferentes localidades de Nossa Senhora do Socorro.

Os bairros atingidos são: Centro Histórico, Castelo, Taboca, Calumbi, Taiçoca de Fora, Taiçoca de Dentro, Novo Horizonte, Albano Franco, Marcos Freire I, Marcos Freire II, Marcos Freire III, João Alves, Fernando Collor, Piabeta, São Brás, Mangabeira e Jardim Mariana.

A Iguá Sergipe informou que, após a conclusão da manutenção, o abastecimento será restabelecido de forma gradual. O tempo de normalização pode variar entre as localidades, conforme as características da rede de distribuição de cada região.

Para minimizar os impactos à população, a concessionária disponibilizará caminhões-pipa nos bairros afetados durante o período da manutenção.

A empresa recomenda que os moradores façam uso consciente da água até que o sistema seja completamente normalizado. Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 400 4482.

Fonte;  F5 News