segunda-feira, 13 de maio de 2024

PMSE REALIZA AULA INAUGURAL DO I CURSO DE NEGOCIAÇÃO POLICIAL DA CORPORAÇÃO.



O auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT20) foi palco da aula inaugural do I Curso de Negociação Policial da Polícia Militar de Sergipe, realizada na manhã desta segunda-feira (13). A capacitação será coordenada pelo Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos da PMSE (GGCC).

O referido curso denota o significativo avanço da corporação na busca da promoção de qualificação profissional adequada à prestação de serviços cada vez mais competentes e humanizados. Por isso, serão capacitados 24 alunos, provenientes de diversas instituições públicas de Sergipe e, também, de quatro outros estados.

O curso terá carga horária de 220 horas/aula, distribuídas em 22 disciplinas, tanto teóricas quanto práticas. As aulas terão por objetivo habilitar os profissionais da segurança pública a desempenhar a função de negociador policial em ocorrências de crise, seguindo os preceitos doutrinários, técnicos e táticos de negociação, visando a preservação de vidas, o cumprimento da lei e o respeito aos direitos e garantias fundamentais, de forma segura e técnica.

A aula inaugural contou com as palestras do Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado da Paraíba, Onivan Elias de Oliveira, e do Tenente-Coronel da PMSE, Marco Antônio de Souza Carvalho.

“O curso, que hora se inicia, vem para agregar valores à atividade policial e tem como objetivo qualificar policiais para negociação em eventos críticos, que resultem em ameaça à vida (…) Os senhores terão o privilégio e a honra de assistir a aula magna que será apresentada, que será ministrada pelo coronel Onivan, um dos maiores nomes da segurança pública do Brasil.” Disse o Comandante-geral da PMSE, Coronel Alexsandro Ribeiro.

Para a comandante do GGCC e coordenadora do curso, capitã Belisa Melo de França, esta segunda-feira, 3 de maio, vai ficar marcada na história da Corporação. “Esta é uma data histórica não apenas por ser o dia que se inicia o nosso primeiro Curso de Negociação Policial, mas também por ser o dia que se concretiza pelo trabalho e auxílio de muitos, com a vontade que existia há muitos anos nos corações e nas mentes de alguns. Por voto de confiança do nosso Comandante-Geral, sob o olhar atento da Agência Central e do seu grupo de profissionais, que a ideia tomou forma pelas mãos do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos.”

Ainda segundo a Capitã Belisa, o objetivo do curso é capacitar policiais para atuarem em ocorrências críticas como negociadores, contando com uma carga horária intensa de instruções teóricas e práticas, durante quatro semanas.

“Trazendo em seu rol instrutores e negociadores de renome no cenário nacional de segurança pública, o nosso Curso de Negociação Policial atraiu os olhares da nossa tropa, mas também de outras forças de segurança. Além dos 15 alunos da PMSE aqui presentes, o nosso corpo de discentes é composto por policiais militares de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte e Alagoas, além de contarmos com agentes da Polícia Civil e da Polícia Federal aqui de Sergipe. Como coordenadora e com os demais negociadores e colegas que compõem comigo a coordenação desse curso, espero que possamos desenvolver, naqueles que estiverem conosco até o final das quatro semanas, a resiliência para acreditar na solução negociada nos cenários mais diversos, a empatia necessária para convencer e persuadir, a capacidade de dissociação para que se mantenham leais a doutrina, ainda que seus valores e pensamentos apontem para o lado oposto,” destacou a coordenadora do curso.

O Desembargador José Augusto do Nascimento (Presidente do TRT/20) ressaltou “É um grande honra para o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região sediar a abertura desse evento. Primeiro, por tudo que a Polícia Militar representa, não só para Sergipe, mas para o país, uma força pública de respeito (…).  Segundo, porque o TRT/SE tem uma parceria muito exitosa com a Polícia Militar do Estado, parceria essa que tem permitido grandes realizações”.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário