quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE EXPEDE RECOMENDAÇÃO PARA COMBATER POLUIÇÃO SONORA DURANTE O CARNAVAL NO POVOADO CAUEIRA.


O Ministério Público de Sergipe, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Itaporanga d’Ajuda, com atuação na área ambiental, expediu Recomendação à Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda para combater poluição sonora durante as festividades no período de Carnaval no Povoado Caueira, localizado no município em questão.

O uso de aparelhos sonoros é frequente em todo o período carnavalesco, mas o abuso destes eletrônicos se tornou um problema para a comunidade local do Povoado. O barulho excessivo impede que muitos foliões aproveitem as festividades e, ainda, causam danos à saúde física, auditiva e mental. Muitas ocorrências relatando poluição sonora são registradas durante esse período.

Diante da situação, o MP recomendou que as forças policiais, poderes públicos e sociedade civil em geral, se empenhem em combater a poluição sonora, através de campanhas educativas, policiamento ostensivo e apreensão dos veículos ou equipamentos sonoros para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (registro formal de um fato que se enquadra como um crime de menor potencial ofensivo).

O documento encaminhado à Administração Municipal orienta que as campanhas educativas sejam veiculadas nas redes sociais, comunicados divulgados em rádios locais e faixas contendo advertências sobre a existência de crime ambiental em locais públicos. As recomendações também estão direcionadas para a poluição sonora ocasionada pelos veículos, inclusive motocicletas com sistema de escapamento propositadamente adulteradas para produzir barulho.

Através da Recomendação, o MP de Sergipe segue as regulamentações da Lei 9.605/98 que trata sobre crimes ambientais; de Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte:  MP/SE

5 comentários:

  1. O que serve para um Povoado serve também para os outros

    ResponderExcluir
  2. Porque só na Caueira deveria também ser abrangido o povoado Abais .

    ResponderExcluir
  3. O CORRETO É ACABAR O CARNAVAL JUNTO COM PS FERIADOS E FICAR NA CIDADE TODOS DENTRO DE CASA SEM OUVIR UM BARULHO.

    ResponderExcluir
  4. Abcaba com carnaval e todas as festas que possa fazer o uso de aparelhagem de som,aproveitando acaba comos feriados e todos vão viver no mair silêncio do mundo

    ResponderExcluir
  5. Acabar com os feriados, jamais.
    Esse com certeza quer matar seus funcionários de tanto trabalhar em quanto ele vive na sombra e água fresca.

    ResponderExcluir