segunda-feira, 7 de julho de 2025

PREFEITO É ACUSADO DE MATAR POLICIAL MILITAR EM VAQUEIJADA.


Um policial militar, identificado como Geidson Thiago da Silva Dos Santos, foi morto a tiros na noite desse domingo (6) durante uma vaquejada realizada na cidade de Trizidela do Vale, a cerca de 280 km de São Luís. O principal suspeito do crime é o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT).

De acordo com relatos de testemunhas, durante uma confusão no evento, o prefeito João Vitor Xavier teria sacado uma arma e efetuado pelo menos cinco disparos contra o policial militar conhecido como "Dos Santos", que estava de folga.

O PM ainda chegou a ser socorrido e levado a um hospital em Pedreiras, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para uma unidade com mais estrutura. No entanto, ele não resistiu e morreu durante o atendimento. O policial era lotado no 19º Batalhão de Polícia Militar.

A Polícia Civil informou que analisa imagens de câmeras da região e colhe depoimentos para esclarecer a dinâmica e motivação do crime. O corpo do policial foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização dos exames periciais.

O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, tem 27 anos, é solteiro, possui ensino médio completo e, durante as Eleições Municipais de 2024, declarou à Justiça Eleitoral a ocupação de estudante, bolsista ou estagiário. Ele é sobrinho do ex-prefeito de Igarapé Grande e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) disse que lamenta o crime e informou que as polícias Civil e Militar, com apoio da Inteligência, realizam buscas para localizar o suspeito, que seria o prefeito de Igarapé Grande.

Em nota, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) afirmou que acompanha o caso junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, os desdobramentos do caso, e que confia na atuação das autoridades competentes "respeitando a presunção de inocência que a Constituição Federal assegura a todo cidadão brasileiro".

"Sem entrar no mérito da causa, a FAMEM expressa sua solidariedade à família do policial militar Geidson Thiago da Silva dos Santos e manifesta profundo pesar pelo ocorrido", conclui a nota.

Fonte:  G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário