As ações estão estruturadas em eixos estratégicos, sendo eles: Mobilidade e Prontidão, Modernização de Meios, Infraestrutura, Capacitação e Valorização e Bem-estar, refletindo o compromisso da PMSE com a eficiência do serviço prestado à sociedade sergipana.
Somente em 2025, foram realizados investimentos em mobilidade e prontidão, com destaque para a renovação e ampliação da frota, uma ação que resultou em novas viaturas nas ruas e um crescimento de 32% na frota operacional, fortalecendo o policiamento ostensivo em todo o estado.
Já no eixo de modernização, a PMSE investiu na aquisição de equipamentos essenciais, incluindo drones, computadores, coletes balísticos, equipamentos de proteção individual (EPIs), mobiliário, munições e armamentos, ampliando a capacidade tecnológica e operacional da Corporação.
Entre 2024 e 2025, a PMSE recebeu subsídios que foram direcionados para o fortalecimento da atividade-fim, na modernização institucional e na ampliação da capacidade operacional.
Os investimentos também tiveram reflexo na infraestrutura e contemplaram a reforma e modernização do Centro de Ensino e Instrução (CEI); renovação do mobiliário de 14 unidades; reforma de 28 unidades policiais na capital e no interior; construção do Centro de Lutas; e a reforma do Quartel do Comando Geral.
Essas ações proporcionam melhores condições de trabalho aos policiais militares e mais eficiência no atendimento à população.
A qualificação profissional permaneceu como prioridade. Em 2025, foram realizados 129 cursos, capacitando 6.650 policiais militares. No período de 2023 a 2025, os números alcançam 296 cursos realizados e 16.516 policiais capacitados, reforçando a preparação técnica e operacional do efetivo.
A PMSE avançou significativamente na valorização da carreira policial militar, com a promoção de 2.943 policiais, sendo 775 oficiais e 2.168 praças.
Entre as principais medidas sociais e de reconhecimento profissional, destacam-se o Programa Avançar; o Clube de Corrida da PMSE; o Fortalecimento da carreira de oficiais e praças; a Extensão da PTS para subtenentes, capitães QOA e tenentes-coronéis; além da recomposição salarial; do aumento da gratificação por Convocação (BESP); aumento do Auxílio-Invalidez; alteração da remuneração do soldado-aluno e da Lei de Fixação de Efetivo, que beneficia diretamente os oficiais subalternos da PMSE.
Os eventos Institucionais se consolidaram no decorrer dos anos e reverberam na valorização da história da Corporação, que se destacou em ações institucionais e culturais, como: o alcance do bicampeonato dos Jogos dos Servidores Públicos; realização dos Jogos Internos da PMSE; celebração dos 190 anos da PMSE, com exposição histórica e produção e exibição do documentário “Ser Policial Militar”, apresentado em shoppings de Aracaju e do interior.
Resultados Operacionais
Tomando como base os indicadores e dados estatísticos de 2025, a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) consolidou avanços significativos nos resultados operacionais, fruto de um planejamento estratégico contínuo, orientado por dados e pelo acompanhamento sistemático dos indicadores criminais.
A Corporação realizou reuniões semanais de análise, com foco na avaliação do cumprimento de metas e no planejamento dos ciclos operacionais, permitindo ajustes estratégicos e maior eficiência na aplicação do policiamento ostensivo.
Esse modelo fortaleceu o policiamento orientado por dados, garantindo ações mais precisas, preventivas e alinhadas às realidades locais, tanto na capital quanto no interior do estado.
Ao longo do ano, a PMSE executou 7.274 operações policiais, sendo 1.193 operações do CPMC; 4.358 operações do CPMI; e 1723 operações do CPME.
Operações essas que ampliaram a presença policial em regiões estratégicas, contribuindo para a manutenção da ordem pública, a prevenção criminal e a rápida resposta às demandas da sociedade.
No tocante ao planejamento estratégico robusto, este foi empregado no decorrer dos meses, assegurando uma cobertura de segurança eficiente e integrada durante os principais eventos realizados em Sergipe.
Ao todo, foram atendidos 1.820 eventos em todo o estado, com atuação coordenada entre unidades convencionais e especializadas, garantindo a incolumidade física dos participantes e a preservação da ordem pública em todo o perímetro dos eventos e áreas adjacentes.
Entre os destaques, estiveram: Verão Sergipe; Carnaval 2025; diversos campeonatos esportivos, festejos juninos, Pré-Caju 2025; e Enem 2025.
Essa atuação integrada e o emprego racional do efetivo reafirmaram a capacidade operacional da PMSE na gestão de grandes aglomerações, garantindo segurança à população e aos visitantes, e eventos sem ocorrências de natureza grave.
Fazendo um contraponto com o período entre 2023 e 2025, temos a realização de 17.887 operações de reforço de área, fortalecendo o policiamento ostensivo preventivo em pontos estratégicos sob responsabilidade do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), do Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI) e do Comando de Policiamento Militar Especializado (CPME). Do total de operações realizadas, 10.042 foram conduzidas pelo CPMC; 5.291 pelo CPMI; 2.554 pelo CPME.
As ações concentraram-se em áreas estratégicas da Grande Aracaju, incluindo a capital, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, com foco na prevenção criminal, aumento da presença policial e resposta rápida às ocorrências.
Dentre as iniciativas de destaque, a Operação Olhos de Águia apresentou resultados expressivos no fortalecimento da segurança pública. A ação resultou no atendimento de 223.093 chamadas via CIOSP, das quais 20.524 registros foram formalizados pela PMSE.
Como desdobramento das ações operacionais, foram alcançados os seguintes resultados: 6.975 prisões em flagrante; 1.026 prisões por tráfico de drogas; 391 mandados de prisão cumpridos; 651 armas de fogo apreendidas; aproximadamente 2,8 toneladas de drogas apreendidas; e 284 veículos recuperados.
Os esforços operacionais e o planejamento orientado por dados refletiram diretamente na redução dos principais indicadores criminais de referência em 2025, com uma média de redução de 24% nos índices de roubos, homicídios e roubos de veículos, reafirmando a efetividade das estratégias adotadas pela Corporação.
Fonte: PMSE

Nenhum comentário:
Postar um comentário