sexta-feira, 29 de maio de 2026

ESTADOS UNIDOS CLASSIFICAM COMANDO VERMELHO E PCC COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS.


O Departamento de Estado dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira (28/5) classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como “terroristas globais especialmente designados” (specially designated global terrorists).

O comunicado, assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, informa que o governo começará a classificar as duas facções como “organizações terroristas estrangeiras” (foreign terrorist organizations) no dia 5 de junho.

No texto, Rubio classificou Comando Vermelho e PCC como “duas das mais violentas organizações criminosas do Brasil”.

“Juntas, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, funcionários públicos e civis brasileiros. Sua influência e redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, por toda a nossa região e para dentro do nosso país”.

O governo de Donald Trump, diz o comunicado, continuará a usar todas as ferramentas para proteger o país e seus interesses de segurança nacional, “mantendo as drogas ilícitas fora de nossas ruas e interrompendo os fluxos de receita que financiam narcoterroristas violentos”.

“A ação tomada hoje (quinta-feira) pelo Departamento de Estado demonstra ainda mais o compromisso inabalável do governo Trump em desmantelar cartéis e organizações criminosas em nossa região e garantir a segurança do povo americano.”

Fonte:  Consultar Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário