terça-feira, 1 de julho de 2025

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASPRA/SE PARABENIZAM A TURMA DE MILITARES DE 1992 POR COMPLETAR 33 ANOS DE SERVIÇO.


O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) parabenizam a Turma de Militares de 1992, que está completando 33 anos de serviço, prestando valorosos serviços à corporação e à sociedade sergipana, com muita coragem, dedicação, zelo e amor.

Que Deus abençoe e proteja a todos cada dia mais.

Matéria do blog Espaço Militar

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O SUBTENENTE PM ROBSON FEITOSA ANDRADE PELO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza o Subtenente PM Robson Feitosa Andrade por completar mais um ano de vida nesta terça, dia 01, rogando a Deus que o abençoe cada vez mas e encha sua vida de muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos, e que esta data perdure por longos anos.

Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo

Hoje é o seu aniversário e por isso é um dia de festa. Esperamos que celebre com muita alegria e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. 

Desejamos toda a felicidade do mundo, muito amor, sucesso e saúde para todos os dias. Você merece tudo de bom que acontecer, pois é uma pessoa especial. Feliz Aniversário!

Matéria do blog Espaço Militar

BAIRRO INÁCIO BARBOSA: DESCASO DA IGUÁ COM VAZAMENTO DE ÁGUA CONTINUA.


Moradores das Rua dos Flamboyant, na altura do número 415, desde maio vem tentando que seja consertado um vazamento de água. São vários protocolos e nada, a água continua correndo pela rua. As reclamações são muitas por todo o estado, não é à toa que o governador Fábio Mitidieri está preocupado…

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Comentário do blog Espaço Miilitar: A Iguá até agora não disse para que veio, pois são visíveis os diversos vazamentos nas ruas de Aracaju e em outros locais espalhados pelo estado, sem que providências sejam adotadas pela empresa. Saiu a Deso, entrou a Iguá, e continua tudo igual. A população achou que o serviço iria melhorar, ao contrário, piorou pois ao menos a Deso dava mais assistência à população. Em Alagoas trocaram a Casal pela BRK e o serviço piorou consideravelmente.

HEMOSE ESTÁ COM ESTOQUE BAIXO E PRECISA DE DOADORES DE SANGUE FATOR RH NEGATIVO.


O Hemocentro do Estado de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), necessita de doadores, especialmente os de fator RH negativo, para manutenção do estoque de hemocomponentes. Com a diminuição de doações durante o mês de junho, os estoques de sangue passaram a atingir níveis críticos.

Para manter o estoque estratégico, o Hemocentro precisa receber pelo menos 120 doações por dia. Os tipos O, A, B e AB negativos estão com níveis de estoque em alerta, o que pode comprometer o atendimento de pacientes em cirurgias, tratamentos oncológicos e emergências. Diante disso, o Hemose convoca todos os doadores de fator negativo para contribuir.

A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, destaca a importância da participação dos doadores com esse perfil. “O fator RH negativo é mais raro na população, o que torna a reposição dos estoques ainda mais desafiadora. Por isso, contamos com a solidariedade de quem tem esse tipo sanguíneo para garantir a assistência aos pacientes que dependem dessas doações”, afirmou.

Demanda transfusional

O Hemocentro de Sergipe realiza a captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para hemorrede de Sergipe. Essa rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades em Sergipe. As unidades realizam uma média mensal de 1.800 a 2.400 transfusões de hemocomponentes do sangue.

Serviço

Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Mais informações podem ser consultadas através dos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.

Fonte:  F5 News

FEDERAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS ENTRA NO STF CONTRA LEI QUE CRIOU DIVISÃO ARMADA NA GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.


A Federação Nacional de Sindicatos de Servidores das Guardas Municipais (Fenaguardas) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra trechos da lei que criou uma divisão armada na Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1238, a entidade afirma que a norma carioca viola a Constituição.

A Lei Complementar municipal 282/2025, sancionada este mês, autoriza que a chamada “divisão de elite” da GM-Rio seja formada por funcionários temporários, vinculados ou não à corporação, com direito a porte de arma de fogo. O texto também institui o cargo de confiança de gestor de Segurança Pública Municipal ― que a autora da ADPF alega ser similar a outro já existente.

Para a Fenaguardas, a norma fere as exigências constitucionais para ingresso no serviço público, desrespeita critérios para ocupação de cargos de chefia, desvirtua as competências próprias das guardas municipais e amplia, de forma irregular, o acesso ao porte de arma de fogo sem respaldo legal.

A entidade pede que o STF reserve a divisão especial a concursados, derrube o cargo de gestor, proíba o porte de arma para temporários e barre contratações sem concurso público para funções típicas de Estado. Também quer que o Supremo fixe o entendimento de que as atividades das guardas municipais devem ser exercidas por cargos criados e preenchidos por concurso.

A ADPF 1238 foi distribuída ao ministro Edson Fachin.

Foto: Robert Gomes/GM-Rio

Fonte:  STF

ACUMULADO DE CHUVAS EM SERGIPE PODE CHEGAR A 50 MM POR DIA, SEGUNDO O INMET.


Sergipe tem aviso de acumulado de chuvas fracas a moderadas válido até as 10h desta terça-feira (1º). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A previsão é que o acumulado de chuva tenha uma média de 50 mm por dia. Contudo, em alguns lugares, como no Bairro Industrial, em Aracaju, a chuva já ultrapassou 90 mm até as 18h desta segunda-feira, segundo o ClimAju.

Segundo o INMET, há baixo risco para alagamentos e deslizamentos, mas em qualquer sinal de perigo a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte:  Portal G1 SE