sexta-feira, 13 de maio de 2011

EFEITO PEC 300 NAS POLÍCIAS DO BRASIL.

Para os leitores internacionais, PEC 300, significa proposta de emenda constitucional n°300, nome simbólico para uma o movimento classista mais balado nos últimos anos, principalmente no congresso brasileiro. Essa pec, que após várias manobras, principalmente do governo que faz um dicurso, mas que na prática boicota e faz articulações contra. Por essas mudanças a pec mudou de número, passando a chamar-se por pec 446. 

Muitos acreditam que a PEC 300, (número simbólico que o movimento tem), jamais será aprovada, até policiais...pasmem. Outros sabem do potencial da categoria, principalmente pelos eventos mundiais que o Brasil sediará como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. No dia 31 de maio os deputados se reunirão para formar mais uma comissão parlamentar para se discutir a PEC 300. Deputados novatos, porém detendores de muito carísma, como o ex-jogador de futebol e campeão do mundo da copa de 94, Romário, já se mostraram favoráveis, assim como o palhaço Tiririca, que apesar da profissão foi o deputado mais votado do Brasil com mais de um milhão de votos. O que muitos talvez não se deram conta é de que o efeito PEC 300 nunca foi derrotado, apesar das infinitas dissimulações do governo de dissuadí-la. Depois do golpe de 1964, onde o Brasil amargou mais de duas décadas de ditatura, os militares que naquela época sequer podiam votar, jamais se imaginariam em Brasília fazendo passeata, muito menos falando e fazendo greve. 

Podemos afirmar que o "efeito PEC 300" trouxe ou está trazendo a cultura de mobilização nos moldes que os sindicatos fazem. Sindicatos que aliás foram o trampolim político do ex-presidente Lula. Vários estados já se manifestaram pela referida pec, bem como estão organizados pela melhoria salarial em seus estados como: Paraíba, Rondônia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas. As vezes demonstramos alguma timidez, seja pelo medo de represália, seja pela falta de costume realmente em participar de eventos como esse. Afinal somos doutrinados a coibir grevistas, manifestantes...e a polícia vive um grande dilema entre as gerações que antigas e os policiais novatos. O importante é que tenhamos em mente que o "efeito PEC 300" foi o grande legado que o movimento deu a categoria da segurança pública. Valeu tanto ou mais do que o salário...pois se não esquecermos desse efeito...nunca mais aceitaremos sobras como salários.

Fonte: blog da Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário