sexta-feira, 27 de maio de 2011

REAJUSTE AGRAVA CRISE NA POLÍCIA SERGIPANA.

A guerra interna da Polícia Civil, que coloca agentes e escrivães contra os delegados da instituição e antes estava restrita aos bastidores, explodiu ontem na Assembleia Legislativa. Mesmo não admitido pelos líderes de ambos os lados, o clima de confronto ficou bastante claro após a aprovação, pelos deputados estaduais, do aumento salarial de 5% para os delegados, que vão ganhar esse índice em acréscimo ao reajuste linear de 5,7% concedido pelo Governo do Estado e igualmente aprovado na Assembleia.

Esta situação foi antecipada na edição de ontem do JORNAL DO DIA, ao noticiar a reação do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol) ao acordo firmado entre o governo e a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol), fechado por meio do líder do governo na casa, deputado Francisco Gualberto (PT), e que prevê a concessão do reajuste de 5% retroativo ao reajuste linear de 2008. O Sinpol convocou seus filiados para acompanhar a sessão da Assembleia.

A convocação foi atendida e os policiais civis protestaram no lado de fora da casa, exigindo que o mesmo aumento dado aos delegados fosse dado aos agentes e escrivães. Eles ganharam o apoio das Associações Militares Unidas, que representam oficiais e praças da Polícia Militar. As duas categorias ainda farão assembleias em separado, mas já adotaram uma estratégia única: retomar as greves brancas e não cumprir os serviços extraordinários, como aconteceu durante os movimentos Operação Padrão (da PC, em 2007) e Tolerância Zero (da PM, em 2009).

Na prática, esta estratégia pode comprometer a segurança de grandes eventos públicos programados para o São João, a exemplo do Forró Caju, do Arraiá do Povo e da Festa do caminhoneiro, em Itabaiana. Este objetivo foi explicitado pelos líderes do Sinpol e das Unidas, como forma de pressionar o governo a conceder-lhes o mesmo reajuste dado aos delegados. Se esse projeto for aprovado, não vai ter festa em Itabaiana. Forró Caju? Vá contratar a Nordeste Segurança! Acho que alguns coronéis e delegados, donos de empresas de segurança, vão gostar disso! E que a população saiba: o culpado disso é o governador Marcelo Déda Chagas, disparou o presidente do Sinpol, Antônio Moraes, em tom bastante irritado.

Moraes bradou ainda que os parlamentares praticaram estelionato contra os servidores públicos e os fizeram de palhaços. É inadmissível o que eles fizeram. Já que quer fazer um aumento, bote-o num projeto específico, para ele ser passível de análise. Não! Ele veio escondido no meio do reajuste. Não sei por que o governador Marcelo Déda está sendo motivado a privilegiar 100 pessoas em detrimento de 7 mil. O Governo não pode tratar a categoria de forma fracionada e deve sentar com o sindicato, que é representante de toda a categoria, e negociar as questões salariais e de condições de trabalho. Não somos contra o aumento para os delegados, mas os benefícios devem ser para todos, de forma igualitária, ressalta Moraes.

Os policiais militares fazem coro com a irritação dos colegas e também estão dispostos a retomar os protestos contra o governo. Nós não vamos mais parar. Podem mandar prender ou expulsar, que vamos pagar o preço, mas vamos fazer o que devia ser feito há muito tempo. Não vamos mais aguentar toda essa humilhação. O governo do PT conseguiu rachar a segurança pública no meio e agora quer quebrar o resto ao dar esse tratamento diferenciado. Deu aos delegados? Perfeito, mas que dê pra gente também o mesmo tratamento, avisa o gestor da Caixa Beneficente da PM, sargento Jorge Vieira.

Fonte: Jornal do Dia (Gabriel Damásio)

7 comentários:

  1. O SARGENTO EDGAR ESTÁ SE TORNANDO UM GUERREIRO, UMA LIDERANÇA... MUITO BEM EDGAR.

    ResponderExcluir
  2. PM MANÉ( TODO MUNDO TIRA ONDA)27 de maio de 2011 às 10:16

    CAPITÃO SAMUEL, NÃO BAIXE A CABEÇA PRA NINGUÉM, NÃO SOMOS INFERIORES A DELEGADOS NENHUM!
    ANTIGAMENTE QUEM TOMAVA CONTA DAS DELEGACIAS ERAM OS MILITARES E NÃO EXISTIAM TANTAS MAZELAS NO INTERIOR DE SERGIPE!
    ELES SÃO OS MENUDOS DA SEGURANÇA PÚBLICA, MULHERES DE SALTO ALTO E HOMENS DE SAPATOS FINOS, MANDEM ELES CORREREM ATRÁS DE BANDIDOS COM ESSES TRAGES... VC SÃO POLICIAIS E NÃO JUIZES OU PROMOTORES, ESTAM EM DELEGACIAS! SEUS ENGOMADINHOS!

    UM DELEGADO DE 1ª CLASSE GANHA 24.500,00 REAIS

    ResponderExcluir
  3. CADÊ MINHA PROMOÇÃO, SOU AL DE CABO TENHO 17 ANOS DE PM, AMO A FARDA, SEMPRE MEU FILHINHO PERGUNTA "PAPAI O SENHOR É O QUE? CABO, SARGENTO OU CAPITÃO!
    EU RESPONDO TRISTE SOU SOLDADO!

    ATÉ MEU FILHO SENTI QUE ESTOU TRISTE E INJUSTIÇADO!

    MEUS VIZINHOS ME PERGUNTAM? VC QAINDA É SOLDADO?
    EU RESPONDO TRISTE É NÊ RAPAZ FAZER O QUE! SEJA FEITA A VONTADE DOS HOMENS. POR QUE SE FOSSE FEITA A VONTADE DE DEUS EU JÁ SERIA A MUITO TEMPO PROMOVIDO!

    ResponderExcluir
  4. DEDA SOU SEU ELEITOR, VC É UM MARCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS VC TEM UM DEFEITO! DEVE SER MAIS COMUNICATIVO COM AS CLASSES QUE TE AJUDOU A ESTAR NO PODER! LEMBRE DO SEU PASSDO!

    CAPITÃO SAMUEL VÁ NESSA LUTA O SENHOR É UMA LIDERANÇA! VOTO NO SENHOR ATÉ PRA GOVERNADOR SE FOR O CASO! O SENHOR TEM UM VISÃO AMPLA! ABERTA!

    ResponderExcluir
  5. DELEGADOS SÃO CENTO E POUCOS!

    POLICIAIS CIVIS MENOS DE MIL


    FAMILIA MILITAR MAIS DE 6.000 QUE MULTIPLICOU E DEU O RESULTADO DE 43 MIL VOTOS!

    CAPITÃO SAMUEL VAI MUDAR A POLITICA DE SERGIPE

    NÃO CALE! A SOCIEDADE MERECE UM POLITICA DE SEGURANÇA!

    ResponderExcluir
  6. SE A CORRENTE FOR FORTE VEREMOS AGORA, TENHO CERTEZA QUE O CAPITÃO SAMUEL IRÁ AS RUAS, MINHA DÚVIDA É O BLOCO OU SEJA AMORIM, AFINAL VOTAMOS NELE. SEJA GOVERNADOR NAS PRÓXIMAS AMORIM QUE O FUTURO DEPENDERÁ DO PRESENTE, AJUDE-NOS ESTAMOS DO SEU LADO.

    ResponderExcluir
  7. SD RENATO 5 ANOS DE POLICIA27 de maio de 2011 às 20:01

    SARGENTO VIEIRA ESTA DE PARABÉNS PELA CORAGEM E POSTURA DE AFIRMA QUE SE FOR ESCALADO NO SEU DIA DE FALGA PREFERE FICAR PRESO DO QUE SER ESCRAVIZADO VALEU LIDER.

    ResponderExcluir