sexta-feira, 10 de junho de 2011

JUSTIÇA MANDA SOLTAR BOMBEIROS PRESOS NO RIO.

Bombeiros comemoram decisão da Justiça em frente à Assembleia Legislativa do Rio

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou na madrugada desta sexta-feira (10) que os 439 bombeiros presos no Rio sejam soltos. A decisão é do desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, plantonista judiciário da madrugada. Ele ressaltou que é relevante o argumento da falta de documentação que deveria constar no local da prisão dos bombeiros e a inadequação das instalações onde os presos são mantidos.

“É notório que o Estado não dispõe de estabelecimentos adequados para manter presos, de forma digna, mais de quatrocentos militares. Sabe-se que muitos estão presos em quadra de esportes ou em espaços reduzidos que não foram preparados para receber militares presos", escreveu na decisão.

De acordo o magistrado, os militares presos cometeram um erro e devem pagar na forma da lei, mas, para ele, o Poder Judiciário, em episódios muito mais graves e em crimes com maior potencial ofensivo, assegurou aos acusados o direito de responder em liberdade.

“Não é justo, com eles e com suas famílias, que sejam rotulados, de forma prematura, como criminosos. Mantê-los na prisão, além do necessário, não é justo. Não é razoável manter presos bombeiros que são acusados de terem cometido excessos nas suas reivindicações salariais”, fundamentou o desembargador.

O habeas corpus foi impetrado pelos deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PC do B-SP), Aloizio dos Santos Junior (PV-RJ) e Mendonça Prado (DEM/SE). Os parlamentares seguem na manhã desta sexta-feira para o quartel onde os bombeiros estão detidos, no município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, para acompanhar a soltura.

Um oficial de Justiça já está no quartel com a decisão. Os bombeiros presos vão passar por exames médicos antes de serem liberados e depois seguirão para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), onde a categoria realiza um protesto na escadaria da casa desde o último final de semana.

Histórico

Os 439 militares foram presos na última sexta-feira (3) após invadirem o Quartel-General do Corpo de Bombeiros, no centro da capital fluminense. Após o ato, a categoria intensificou os protestos e iniciou um acampamento na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio.

De acordo com o blog “S.O.S. Guarda Vidas”, criado por representantes da categoria, os soldados do Estado do Rio recebem o pior soldo do País: R$ 1.031,38 (sem vale-transporte), ocupando o 27º lugar no ranking nacional. Os bombeiros pedem o aumento do piso atual para R$ 2 mil, com direito ao vale-transporte.

Em entrevista coletiva no sábado (4), o governador Sérgio Cabral chamou de "vândalos e irresponsáveis" os bombeiros que invadiram o quartel. Segundo ele, os militares teriam agido por motivação política.

Fonte: Ùltimo Segundo

Nota:  Parabéns à justiça carioca e em especial ao Desembargador Cláudio Brandão de Oliveira pela lucidez em colocar os 439 bombeiros militares e pais de família em liberdade, pois agressão maior, é feita pelo Estado carioca, ao pagar um mísero salário àqueles bravos soldados do fogo.

2 comentários:

  1. BOA TARDE!

    ESTOU EMOCIONADO AO SABERQUE NOSSOS IRMÃOS BOMBEIROS DO RIO ESTÃO SOLTOS! PARABÉNS AOS NOSSOS AMIGOS QUE FORAM PRESTAR APOIO A ELES, CAPITÃO SAMUEL, VIEIRA, E MENDONÇA PRADO!

    ESTOU TECLANDO COM LÁGRIMAS NOS OLHOS DE ALEGRIA E SABER QUE EXISTE NA JUSTIÇA PESSOAS DE SENSO DE JÚSTIÇA REAL! VALEU DESEMBARGADOR!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei arrepiado..
    Quando soube da notícia da soltura
    dos nossos heróis.
    Eles não mereciam ser tratados como foram tratados
    Pra mim,Bombeiro é uma família..
    no rio de janeiro,são paulo, em sergipe seja aonde for..Mereçem toda nossa admiração e respeito.

    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir