quarta-feira, 29 de junho de 2011

VÂNDALOS, NÃO. E VALORIZADOS?

A anistia administrativa dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro que participaram da mobilização em reivindicação de ajustes salariais para a categoria foi aprovada por unânimidade na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Isso significa que, após a sanção do Governador, os processos administrativos referentes à ação dos manifestantes serão extintos. Trata-se de uma vitória para a categoria, que agora luta pelo mesmo tratamento por parte do legislativo federal.

O Governador do Rio de Janeiro se comprometeu a sancionar a anistia, mesmo depois de ter chamado os bombeiros de “vândalos”, adjetivo que retirou publicamente em entrevista:

“- Faltou diálogo com o movimento, e eles erraram com a invasão. Eu errei quando os chamei de vândalos. Alguns líderes erraram com a ação abrupta de levar mulheres e crianças para a manifestação. Estou fazendo meu mea-culpa. Acho que a anistia vai ao encontro desse desarmamento de espírito”

Que os bombeiros não são vândalos, todos nós sabemos, por isso a indignação popular em torno das palavras do Governador. Entretanto, é preciso que se faça a transição da condição de “vândalos” para a de “valorizados”, já que a aprovação das anistias coloca o movimento dos bombeiros de volta ao ponto zero: em reivindicação à melhoria nos salários aviltantes.

Provavelmente o movimento endenderá que a anistia nada mais é que o reconhecimento da legitimidade dos pleitos, que devem continuar até que a dignidade necessária seja alcançada. Ou isso, ou teremos tudo como dantes no Quartel de Abrantes.

Fonte:  Abordagem Policial (Danillo Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário