O brasileiro demonstra estar menos tolerante com os jovens menores de idade que se envolvem com a criminalidade. De acordo com a pesquisa do instituto Sensus, 86% dos 2.000 entrevistados em 136 cidades dos 24 Estados do país defendem que a maioridade penal passe dos atuais 18 anos para os 16 anos.
Há quatro anos, 81,5% dos brasileiros entrevistados disseram que 18 anos não deveria ser mais a idade mínima para responsabilizar os criminosos e que preferiam que fosse adotada a idade de 16 anos. Os dados foram resultado de um estudo realizado no país em abril de 2007.
A pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta ainda que apenas 12,5% dos brasileiros querem atualmente a manutenção da maioridade penal aos 18 anos.
Uma das possíveis explicações para esses resultados, de acordo com Ricardo Guedes, diretor do instituto de pesquisa Sensus, que executou o levantamento para a CNT, é o aumento da violência nos grandes centros urbanos.
"A avaliação da segurança pública piorou assim como a expectativa de melhoria dela", justifica o diretor do instituto Sensus.
Fonte: O Tempo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário