sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PMs DESPROVIDOS DE CIDADANIA? NÃO ACREDITO!

Na tarde de hoje, como de hábito, percorrendo os principais sites de notícias do estado, dentre os quais o Faxaju, periódico eletrônico que tem se destacado por uma linha editorial aberta a todos as posições políticas, li a notícia “Precisamos de policiais profissionais”,postado na referida página por um leitor que diz em certa passagem representar “a sociedade como um todo” e que esta estaria indignada com as atitudes dos policiais militares. O e-mail, assinado pelas abreviaturas U.M., parte da opinião de que a sociedade precisa de policiais profissionais e não de profissionais policiais.

Como cidadão aracajuano, maior, esclarecido, não faço parte desse todo indignado contra esses profissionais, aliás acredito que a expressão “a sociedade como um todo” por si já indica um generalização desmedida do mencionado leitor. Mas voltemos ao esboço de texto em questão, ele ajuíza necessidade de policiais profissionais em lugar de profissionais policiais,rejeita as críticas que os militares fazem ao arcaísmo do militarismo,recomenda que as pessoas que tenha formação superior não satisfeitos saiam do serviço público, advoga em favor da disciplina e culpa os policiais pelos homicídios ocorridos no Pré-caju, entre outras opiniões.

Penso que ele além de não representar toda a sociedade, de fazer avaliações superficiais e com certa exacerbação de juízo de valores, coloca uma questão de difícil solução, qual seja: É possível uma policia profissional desprovida de cidadania? Que obedeça preceitos militares para tratar com cidadania os cidadãos? É possível uma policia profissional ser formada por homens e mulheres que não tenho direito a descanso regular nos dias de folga? É possível pessoas serem submetidas a regimes de trabalhos extenuantes não adoecerem? Esses homens e mulheres devem ser responsabilizados pela falta de planejamento e de gestão da segurança pública no estado? Em seu dia de folga, eles não podem doar sangue? Não podem adoecer? Esses policiais profissionais não podem reivindicar seus direitos? E as demais mortes que ocorrem fora do Pré-caju, nos outros períodos do ano,tanto por falta de segurança quanto por falta de atendimento médico em tempo hábil de quem é a culpa caro leitor? Aliás caro leitor, eu não ousaria dizer nem que a culpa compete ao governador e seus assessores diretos, pois parto do princípio da presunção da inocência até prova em contrário. Aliás princípio que parece não esta sendo assegurado, aos policiais e bombeiros militares e nem a respeitada e conceituada classe médica do estado que assiste ao pré-julgamento dos atestados que tem emitido.

Tenho dúvidas se a possibilidade especulada por esse leitor seja possível, pois não vejo como separar a profissionalização da cidadania.

Como cidadão, caro leitor e prezada redação do Faxaju, quero ser atendido por profissionais cidadãos que assim como eu têm deveres,direitos e são pessoas providas de personalidade e espírito crítico e não reles objetos dos resquícios da ditadura civil-militar que ainda persistem em nossa sociedade.

Como o mencionado leitor apenas se identificou pelas iniciais U. M., desejo ser identificado apenas com as iniciais J. V. C.

Fonte: Faxaju (Munir Darrage)

Um comentário:

  1. Enquanto vemos comando da PM e o pessoal das associação unidas se degladeando, os PMs com toda razão pois sendo seres humanos e trabalhadores e mereçem ter seu descanço respeitado e do outro um comando pelo que vejo despreparado e mal assessorado por incompetentes, onde o que vemos é viaturas sem lincenciamento há muito tempo, colete a "prova de balas" vencidos, sem fardamento para trabalhar, revolveres doados por outra PM, balas vencidas, pessima alimentação, condições e falta de estrutura nos postos policiais, eu pergunto a culpa é de quem afinal, dos PMs que estão nas ruas trabalhando dessa forma ou do comando da PM por falta de gestão? Em governos anteriores vimos em alguns casos o inverso do que aconteçe hoje, segundo o governo a PM de Sergipe é a 2ª mais bem paga do Brasil, o aumento salarial foi uma conquista e não foi uma bondade do atual governo que simplesmente deu a policia este "digno" salário. Em outros governos vimos até "boas" condições de trabalho, mais os salário Ô, pequinininhos e PMs meremente desmotivados. Uma pergunta aos amigos do FAXAJU, leitores e PMs. Qual foi o melhor comando que passou pela PM na atual gestão de Marcelo Dedá? Poderia até citar alguns coronéis prá refrescar suas memórias. Mas só me recordo de um em especial, pela sua sinceridade, sua honestidade pelo desprendimento com a tropa e comprometimento com a segurança pública, falo do coronel José Pericles de Meneses. Agora porque não me recordo de um outro? Um abraço!

    ResponderExcluir