domingo, 26 de abril de 2015

AONDE SE ESCONDE A HONRA?

O que é honra? Poderíamos dizer que são comportamentos relacionados a virtudes, respeito, dignidade, honestidade. Mas, como esses valores são vistos ou encarados na sociedade hoje em dia? Com tantas notícias de escândalos de corrupção "ensinados" pela classe política ou governos não é surpresa nenhuma que aqueles representantes eleitos, de fato representam, ao menos em parte, o sentimento de muitos que compõe a base social, no sentido ruim é claro. 

 A cultura da malandragem sempre esteve na moda. O jeitinho, a vantagem sempre foram venerados. Diria que é uma deformação cultural nossa, inclusive reconhecida internacionalmente, quando Walt Disney criou o famoso personagem Zé Carioca, sujeito malandro, etc e tal. No Brasil se critica o ladrão, mas, se compra celular roubado. Se critica o traficante, mas, a cada dia o número de usuários aumenta. Se critica o corrupto, mas, sempre tem alguém esquentando recibos, para comprovar gastos que não existiram, burlando assim o fisco.

 Se a honra é um valor desbotado, desvalorado até, eu diria, o que pensar no termo honra militar? Aí é que esbranquecimento acontece com muito mais evidência. Primeiro no sentido composto do termo honra militar. A honra é e sempre será um atributo inerente ao ser. Essa dissociação é discriminatória e excludente em si. É como se houvessem duas sociedades, quando na verdade não há.  O que existe é uma única classe social com virtudes ou qualidades, defeitos ou distorções. Ao colocar o militar fora da realidade já o torna vulnerável. Porque sob qualquer aspecto que se enxergue, ou o veremos como alguém que só reprime, ou alguém que eventualmente deve ser reprimido por ser tido como algo acima de quem genuinamente é o seu chefe; o cidadão.

A dicotomia fica mais clara se olharmos no presente a realidade sem honra nas mortes inglórias das balas perdidas, ou de policiais executados durante o serviço ou fora deles; enquanto os políticos, (que deveriam ser igualmente os mantenedores da honra), fazem nada ou muito pouco para mudarem o "status quo". Mas, repito, de fato eles nos representam, no que de pior produzimos e somos.

 Onde fica a honra militar quando um secretário de segurança compra viaturas superfaturadas? Onde está a honra quando o crime desorganizadamente organizado enfrenta o Estado organizadamente desorganizado e no meio estão os alvos móveis das futuras balas perdidas, ou encontradas? Onde está a honra militar quando o Estado é confessadamente assaltado e esvaziado nas propinas e nas instituições atingidas pela ferrugem da corrupção? Aonde está a honra, sem militares? Aonde está a honra com fardas? Para que serve a honra, senão mero conceito abstrato e até aqui humanamente inatingível? Eles dirão..."Isso é um ideal a ser atingido"...Aonde se esconde a honra? Até quando obedeceremos quem desobedece nossos ideais?

Fonte:  Blog do Anastácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário