Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe.
Presídio estava interditado desde maio deste ano.
Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) em São Cristóvão (Foto: Marina Fontenele/G1)
Na manhã desta sexta-feira (7) a Justiça autorizou a liberação para o recebimento de presos no presídio Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. O local estava interditado desde maio em virtude da falta de estrutura da unidade prisional.
A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Luiz Mendonça, que concedeu medida liminar para suspender imediatamente os efeitos do ato administrativo que determinavam a interdição parcial do Copemcan.
Segundo o presidente, o inchaço do número de presos em delegacias e outras unidades pode assolar ainda mais a situação, comprometendo a segurança pública da sociedade em geral. “Realizando um juízo de ponderação e com base no princípio da razoabilidade, mesmo concordando que o sistema prisional do Estado clama por medidas urgentes, entendo ser mais prudente, neste momento, a suspensão da decisão de interdição do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto”, argumentou Luiz Mendonça.
Rebeliões
A manhã desta quinta-feira (6) foi marcada por duas rebeliões em delegacias da capital sergipana. A primeira delas no inicio da manhã foi registrada na 10ª Delegacia Metropolitana, no Bairro Jardim Centenário, na Zona Norte da capital, quando 57 presos tentaram fugir. No final manhã, uma segunda rebelião, envolvendo 70 presos, aconteceu na 2ª Delegacia Metropolitana, no Centro de Aracaju.
Os detentos se revoltaram com a suspensão das visitas programadas para hoje, mas que foram canceladas por causa da greve dos policiais civis. A categoria reclama do pagamento parcelado do salário, que foi determinado pelo Governo do Estado.
Fonte: G1 SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário