O governador Jackson Barreto (PMDB) reuniu-se ontem à noite com o chefe da Casa Civil, Belivaldo Chagas (PSB) e o secretário de Governo Benedito Figueiredo (PMDB) para tratar do afastamento de Mendonça Prado da Secretaria de Segurança, e do coronel Maurício Yunes, do comando da Polícia Militar.
Chegou-se à conclusão sobre um nome. Não foi revelado (...ainda), mas as aposta apontam o delegado João Baptista como o nome que terá a missão de colocar a Segurança nos eixos. Uma fonte muito bem entrosada nas decisões da cúpula do Governo dá como certeza o retorno de João Baptista à Secretaria de Segurança, agora como titular e não como o adjunto, como foi de João Eloy.
João Baptista já foi convocado para uma reunião hoje com JB. Não será para comunicar a escolha, mas para discutir com o governador um nome que possa assumir o comando da Polícia Militar em lugar de Maurício Yunes. O anúncio de João Baptista como secretário da Segurança pode ser anunciado ainda hoje. O do novo comandante também.
O objetivo é que saia os dois ao mesmo tempo, porque a situação passou a ficar fora do controle e precisa de urgência...
Jackson Barreto também já convocou o secretário Mendonça Prado e o coronel Yunes – em horas diferentes – para a anunciar o afastamento dos dois e comunicar substitutos. Rola a informação que Mendonça pode ser remanejado. Ninguém desmente, mas um dos auxiliares diz que se trata de mera especulação. De qualquer forma, Jackson vai resolver um problema emergencial na Segurança e pode criar outros em longo prazo: a ação de grupos dissidentes dentro da Polícia Civil...
REUNIÃO
Não demora a decisão de mudança na Secretaria da Segurança e o novo titular da Pasta deve ser anunciado hoje definitivamente.
Jackson e Belivaldo se reuniram ontem à noite para decidir isso.
NÃO FALA
Jackson não confirmou, ontem, o delegado João Batista para o lugar de Mendonça e até brincou: “não sei quem batizou esse nome”, disse.
Mas João é o nome mais cotado.
Fonte: Coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner
Nenhum comentário:
Postar um comentário