SOBRE OPERAÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PMSE.
Sempre que for preciso, estaremos prontos a responder aos questionamentos da sociedade acerca de nosso trabalho. É o povo sergipano nosso primeiro patrão, e é para ele que prestamos nossa mais respeitosa continência. Por óbvio, nos reservaremos a não prestar informações de caráter restrito ou que afetem o andamento das Operações de Segurança.
Em mídia local, em excelente programa televisivo ao qual agradecemos por nos dar a oportunidade de adiantar algumas modificações em andamento, que somente poderíamos fazer publicamente após ajustar nossas Diretrizes Estratégicas e de Gestão Operacional, foram feitas algumas colocações que carecem de esclarecimento.
Nosso setor competente, neste exato momento prepara um "Press Kit" (Kit de Imprensa) no intuito de auxiliar os veículos de comunicação a entender o funcionamento dos operadores de segurança pública a níveis estratégico, tático e operacional. Nossa posição navega pelo viés da total transparência, e consideramos a imprensa como importante parceiro na busca de debelar este mal que pretendemos controlar, que se abateu no seio da sociedade sergipana -o CRIME e seus efeitos colaterais. Mas como dissemos alhures, veiculou-se que os "Cavaleiros de Aço" (Grupamento Especial Tático de Motocicletas - GETAM) estariam guarnecendo área da Zona Sul da Capital em prejuízo à zonas onde os índices criminais seriam mais altos. Eventualmente, questionamentos importantes sobre a coleta de informações e tratamento de dados estatísticos foram feitos.
Tratando o evento de trás para diante, certamente devemos esclarecer, ainda que superficialmente, como se chega ao Planejamento Operacional, que se reflete no desdobramento no terreno dos recursos que dispomos. A partir do registro de ocorrências, que nos chegam de diversas fontes, é alimentado um Banco de Dados, para que possamos fazer nossos levantamentos estatísticos. Ele nos diz onde, quando, de que forma e quais as variáveis dos crimes ocorridos. O próximo passo é geoprocessar estes dados, confeccionando mapas que nos permitem uma visão espacial das "Zonas Quentes". Tudo isso vai para a mesa de Analistas Criminais gabaritados, cuja missão é traduzir suas observações técnicas em propostas operacionais.
Isto termina no direcionamento estratégico dos meios e recursos. Na próxima semana, apresentaremos um levantamento do desempenho dos últimos dias, uma forma de prestar conta do que fazemos para que se entenda que estamos revendo conceitos e aplicando nossas diretrizes. Se verá que o GETAM, por exemplo, por ora desenvolve importante trabalho em uma área nevrálgica, onde detectamos uma elevação dos números de pequenos assaltos, procedidos por motociclistas em duplas e arrancando bolsas e celulares dos transeuntes, justamente em horário de picos de trânsito, onde viaturas normais teriam desvantagem tática. Ressaltamos que o GETAM continua atendendo normalmente as demandas do CIOSP. É experimentalmente uma tentativa de atingir as causas, não o efeito.
Sobre outras regiões ficarem descobertas, atuamos com recompletamento de áreas, cuja dinâmica consiste em alocar efetivos onde se detecte necessário, em tempo real. Assim, o Santa Maria tem o efetivo do Choque 24 horas por dia na região, as áreas do Coqueiral, Santos Dumont, Porto Dantas e arredores recebem Operações diversas de abordagem especialmente planejadas para a modalidade de crime local, a Cavalaria é desdobrada em terrenos adequados aos seus Conjuntos e tentamos extrair o máximo de resultados com os recursos que dispomos, alinhados aos melhores princípios da administração pública.
Alguns projetos em fase embrionária possibilitarão um melhor entendimento de nossas especificidades. Como dito, sabemos que estas informações auxiliam no esclarecimento das ações. Sem querer fazer qualquer juízo de valor, não entendemos como produtivo mostrar nossas escalas internas publicamente, com nomes de policiais, horário e local de aplicação do policiamento e outras informações que tememos ser usadas pelos que insistem em agir à margem da lei. Temos certeza que se conseguirmos ter a sociedade e os formadores de opinião cientes de nossa seriedade e de nossos esforços, poderemos dar nossa contribuição para a justiça social.
Venceremos!
ASCOM/ Polícia Militar de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário