quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DEPUTADOS APROVAM FUSÃO DOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA.


Após mais de seis horas de discussões, a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou na tarde desta quinta-feira (31) o Projeto de Lei Complementar (PLC) que altera o sistema previdenciário de servidores da administração pública sergipana, unificando os fundos da Previdência e criando um regime complementar para os contribuintes. A propositura – que precisava de 13 votos para ser aprovada - recebeu 16 votos favoráveis e sete contrários (veja relação abaixo).

Na prática, o governo fica autorizado a utilizar os recursos do Finanprev, capitalizado, para cobrir parte do rombo do Funprev. Dessa forma, todos os servidores do Estado passam a integrar um mesmo regime previdenciário. Deputados da oposição e até o Ministério Público Estadual (MPE) tentaram, sem sucesso, adiar a votação.

A justificativa do governo está na ponta do lápis: o Funprev possui um déficit mensal de R$ 120 milhões e o Executivo diz não ter como continuar a retirar dinheiro da própria receita para complementar os pagamentos aos aposentados que ingressaram no serviço público até o fim de 2007.

Como o fundo financeiro tem mais inativos do que ativos, a estimativa é de que as despesas sigam em escalada. Para estancar a sangria e tentar tirar as contas do vermelho, o Executivo vai unir esse caixa ao fundo capitalizado – Finanprev - cujo saldo chega R$ 600 milhões, recursos para as aposentadorias dos concursados a partir de 2008.Agora, o texto segue para sanção do governador Jackson Barreto (PMDB).

Votaram a favor

01. Gualberto
02. Jeferson Andrade
03. Luís Mitidieri
04. Adelson Filho
05. Gustinho Ribeiro
06. Augusto Bezerra
07. Silvia Fontes
08. Venâncio Fonseca
09. Samuel Barreto
10. Zezinho Guimarães
11. Gorete Reis
12. Garibalde
14. Jairo de Glória
15. Gilmar Carvalho
16. Ana Lúcia

Votaram contra

01. Georgeo Passos
02. Antonio Santos
03. Maria Mendonça
04. Luciano Pimentel
05. Moritos Matos
06. Vanderbal Marinho
07. Paulinho Varzinhas

Fonte:  F5 News (Will Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário