terça-feira, 31 de outubro de 2017

APROVADOS PARA A GUARDA MUNICIPAL DE ITABAIANA RECLAMAM DA DEMORA NA CONVOCAÇÃO.

Certame foi realizado há mais de um ano pela Prefeitura


Vinte aprovados dentro das vagas no concurso para a Guarda Municipal de Itabaiana estão aguardando convocação. O certame foi realizado em 2016 pela prefeitura para a implementação da instituição de segurança na cidade.

Aprovado em terceiro lugar, Wesley Santos Paixão, de 26 anos, vê falta de planejamento da gestão. “Como um gestor abre o edital de um concurso e não tem estimativa nenhuma de quando será feita a convocação?”, reclama. De acordo com ele, a promessa da Prefeitura era de que os aprovados seriam chamados em fevereiro deste ano.

A cidade de Itabaiana não tem Guarda Municipal. Por isso, segundo o secretário de administração do município Adailton Sousa, a implementação seria um grande feito para a cidade. “É um desejo do prefeito que a Guarda seja implantada”, diz. No entanto, para que os aprovados sejam chamados, a Academia de Polícia (Acadepol) de Sergipe precisa garantir que irá realizar curso de formação com os aprovados. “Queremos que a guarda seja armada. Para isso, os agentes precisam passar por etapas como curso de tiro, defesa pessoal, exame psicotécnico e de sociologia” informa.

De acordo com o secretário, o Governo de Sergipe assinou um termo de cooperação mútua para realizar a parceria com o município e realizar o curso, mas ainda é necessário que um parecer seja dado. A expectativa é deque em cerca de oito dias o caso seja solucionado.

Outra implicação é com a Polícia Federal. “Para que a Guarda seja armada, é preciso uma autorização da Polícia Federal. Mas já estivemos em reunião com eles e temos que entregar alguns documentos para que haja a liberação”, informou Adailton Sousa.

“Em breve a gente vai estar convocando e encaminhando o pessoal para o curso, que dura cerca de 90 dias”, revela o secretário de administração. Segundo ele, a pretensão é convocar todos os 33 aprovados para o curso de formação, mas apenas 20 serão efetivados como agentes da Guarda Municipal.

O Portal Infonet entrou em contato com a Procuradoria Geral do Município. A PGM disse que buscaria uma resposta sobre o caso, mas até a publicação da matéria não houve resposta. O Portal permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br e do telefone (79) 2106-8000.

Fonte:  Infonet (Jéssica França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário