terça-feira, 31 de outubro de 2017

VIOLÊNCIA "DEITA E ROLA" EM SERGIPE, MAS PARA A SSP ESTÁ TUDO SOB CONTROLE!


Os números divulgados do mais novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública caíram como um “balde de água fria” na política empreendida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Desde a revelação dos números da violência em 2015, quando Sergipe figurou como o Estado mais violento do País pela primeira vez em sua história, que a SSP tem trabalhado para tentar reverter o cenário, sobretudo apresentado números e estatísticas, tentando passar o entendimento de que o crime está sob controle.

O problema é que a sensação de insegurança revela um Sergipe violentíssimo, onde o cidadão comum não tem tranquilidade nem para transitar pelas principais vias públicas de nossas cidades. De um lado temos pais de famílias assustados, desesperados, dispostos a arriscarem suas vidas contra o crime para protegerem seus entes queridos; do outro lado temos uma estrutura da SSP que é bastante eficiente na resolutividade dos casos, mas que não consegue ter um caráter preventivo, para impedir que o crime aconteça.

Parecia uma recomendação do Poder Executivo ou do próprio comando da SSP, numa espécie de marketing positivo para tentar minimizar o desgaste com tanta violência. Mas está provado que a realidade não é pura invenção dos adversários do governo ou de setores da imprensa. Desde o início do ano que a Secretaria sempre enfatiza que “tudo está controlado” em Sergipe, mas o cidadão não sente isso, os sequestros, assaltos, arrastões, latrocínios e homicídios são constantes. Por mais que tentem “maquiar” a situação, a verdade sempre aparece...

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que em mortes violentas intencionais Sergipe conquistou a “taça da violência” do País com uma taxa de 64%, 11,5% a mais que a registrada em 2015. Superamos, proporcionalmente, Estados populosos como São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Os registros de mortes violentas em Sergipe subiram de 1.286 casos para 1.449 homicídios. Na mesma linha está a capital Aracaju, a “campeã da violência” em 2016, com uma taxa 66,7%, representando um crescimento de 18,6% no comparativo com o ano anterior.

Em síntese, de um lado o marketing do governo insiste na teoria que tudo segue melhorando em Sergipe, no quesito Segurança Pública, por sua vez, pelo segundo ano consecutivo o Anuário da Segurança coloca nosso Estado como o maior em índices de violência. A propaganda é muito bem feita, a Força Nacional chegou ao nosso Estado, a nossa polícia elucida os casos, mas o crime continua acontecendo e crescendo. Os investimentos acontecem, mas os resultados não aparecem e a população segue ainda mais acuada...

Fonte:  iSergipe (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário