quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

NÚMERO DE AFOGAMENTOS SOBE. ESTE ANO OS BOMBEIROS JÁ REALIZARAM 257 SALVAMENTOS.

Foto: André Moreira/JC
Riscos de afogamento aumentam no período de férias, alerta o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Chega o período de férias e o movimento nas praias, rios e piscinas automaticamente é intensificado. Com isso, o número de resgates por afogamento realizado pelos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) também sobe. Esse ano já foram realizados 257 salvamentos de pessoas afogadas. Com o passar dos anos, o número de ocorrências nesse sentido também tem aumentado. Em janeiro de 2016 foram registrados 38 afogamentos, sem vítimas fatais, enquanto em 2017 o número de afogamentos subiu para 170; três foram fatais. 

Em dezembro de 2016, mais de 10 resgates foram realizados pelas equipes do CBM. Esse ano, em apenas 12 dias do mês de dezembro, dois afogamentos ocorreram, onde um deles foi fatal e chocou. Segundo a bombeira militar, cabo Sylvia Evelyn, no dia 3 deste mês, uma mãe chegou no posto do CBM da Atalaia desesperada com o filho de apenas um ano de idade nos braços. 

“Ela achou a criança dentro da piscina em sua residência, no Mosqueiro. Assim que chegaram as equipes fizeram todos os processos para reanimar a criança. O Samu e a ambulância do próprio Corpo de Bombeiros foram acionados e a criança foi levada até o hospital, onde foi entubado. Porém, não resistiu e foi a óbito”, conta a cabo. 

A última ocorrência foi no dia 6 deste mês, um afogamento na praia de Atalaia, na região dos Arcos. De acordo com informações da militar Sylvia, esse trecho é o mais perigoso da praia de Atalaia. Em segundo lugar está a praia da Cinelândia, conhecida como a praia dos surfistas. A praia da Coroa do Meio é a mais perigosa da região. Na Zona de Expansão de Aracaju, na praia de Aruana, os registros de ocorrências são bem menores, estatisticamente só aconteceu um afogamento até o momento. Em se tratando de rios, o São Francisco é o mais perigoso, principalmente na cidade de Telha, e Saúde, uma região de Santana de São Francisco. 

Alerta 

Com muitas famílias indo à praia no período de férias que já iniciou em dezembro e segue até janeiro, os riscos de afogamento aumentou proporcionalmente. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe alerta para os cuidados na hora do banho em mar, rios e piscinas. 

Em primeiro lugar, o CBM ressalta que os banhistas são os próprios responsáveis pela segurança. É preciso se prevenir. Não se deve entrar na água se tiver ingerido bebida alcoólica, após fazer qualquer tipo de refeição e em dias de chuva. 

Dos cuidados necessários no momento do banho, nunca deixar uma criança sozinha na água. É preciso permanecer ao lado e estar 100% atento. Não nadar próximo de entrada e saída de embarcações, ou sozinho. Além disso, é importante não fazer uso de boias improvisadas, como câmara de pneu ou colchões infláveis. 

“Tem muita gente trazendo colchões infláveis para usar como boia, e isso é muito perigoso. Outra coisa que não entendemos é o fato de as pessoas se aglomerarem próximo das faixas de “Perigo” do Corpo de Bombeiros e tomarem banho em águas perigosas. Eles vão tomar banho justamente onde não deve. É preciso evitar isso. Locais com água parada é onde muitos também escolhem para tomar banho. Isso é errado, pois quando a água não tem onda é sinal de que ali estão se formando as valas, e é onde está o perigo”, reforça cabo Sylvia. 

Ela conta ainda que os guarda-vidas do CBM disponibilizam pulseiras de identificação para ser utilizadas em crianças, basta solicitar e se prevenir. Se por acaso alguém reconhecer um afogamento, é importante ligar para o 193. 

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário