Quando da apresentação dos dados sobre a violência no país pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, onde Sergipe e Aracaju ficaram em primeiro lugar, no ano passado (2017), questionei publicamente, através de diversas mídias, quais parlamentares haviam destinado emendas para a segurança pública, a resposta foi dada através do silêncio de todos.
Ainda no ano de 2017 a PM, através de alguns policiais militares, se deslocou ao Congresso Nacional e bateu a porta de todos os Parlamentares do nosso estado, deputados federais e senadores. O objetivo da visita institucional foi solicitar apoio através de emendas parlamentares para investimento em EPI (Colete, bastão e algemas), viaturas, ônibus para transporte de tropa, semoventes, armamento e munição letal e não letal.
Somente os deputados Fábio Mitidieri e Fábio Reis, e mesmo assim timidamente, contemplaram em suas emendas a Polícia Militar do Estado de Sergipe.
Os três senadores contemplaram o Exército Brasileiro, o que é louvável, mas não fizeram nenhum investimento através de emendas parlamentares para a segurança dos sergipanos. Os deputados Laércio Oliveira e Valadares Filho também contemplaram o Exército Brasileiro, também louvável, mas não deram atenção a Polícia Militar de nosso estado.
Finalmente, qual é o comprometimento dos parlamentares sergipanos com a Polícia Militar, consequentemente com a segurança de todos os sergipanos?
Os demais deputados federais, João Daniel, André Moura, Adelson Barreto e Jony Marcos, nada de emendas para a PM.
Acrescento que o estado também deixa muito a desejar em investimento na segurança pública, quando ocorre, o recurso vem do governo federal.Importante registrar que em última instância a falta de investimentos na segurança pública acarreta perdas de vidas que poderiam ser poupadas.
Aproveitamos para indagar aos nossos 24 deputados estaduais. Quais dos senhores e senhoras destinaram emendas parlamentares para a segurança pública do nosso estado?
A decisão da aplicação das emendas de Mitidieri e Reis vai depender da anuência do presidente Temer e do empenho dos parlamentares proponentes.
Aguardemos!
Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário