terça-feira, 8 de maio de 2018

AMESE ENCAMINHA OFÍCIO AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DANDO CIÊNCIA DAS NOVAS DENÚNCIAS RELATIVAS AO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE NO ANO DE 2018 E QUE FARÃO PARTE DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA QUE ESTÁ EM TRÂMITE PERANTE A JUSTIÇA.


Na manhã desta terça, dia 08, a AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), através do seu presidente Sargento RR Jorge Vieira da Cruz e do assessor jurídico Dr. Márlio Damasceno, protocolou ofício junto ao Ministério Público do Estado de Sergipe, mais precisamente à Promotora de Justiça Dra. Euza Maria Gentil Missano, dando ciência das várias denúncias relativas ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) durante este ano de 2018.

Dentre os fatos abordados no ofício está falta de manutenção de viaturas, em especial a APA (Alta Plataforma Aérea), viatura de suma importância para incêndios de grandes proporções e em edificações acima de três andares, a qual encontra-se fora de operação há mais de 03 (três) meses por falta de manutenção tanto no veículo e quanto no equipamento plataforma, e que não existe qualquer perspectiva para que o problema seja equacionado, tanto é que a falta de tal viatura dificultou sobremaneira a atuação dos bombeiros militares em um incêndio na cidade de Itabaiana/SE e outro em um galpão na saída de Aracaju, nas proximidades do posto Gasol.

Só para se ter uma ideia da falta de manutenção das viaturas, foi citado também um caso ocorrido no dia 25 de fevereiro do corrente ano, onde todas as viaturas operacionais do quartel central do CBMSE estavam baixadas (sem operação), por falta de manutenção, fato bastante preocupante.

Outro fato extremamente grave que foi detectado pela AMESE, através de denúncia feita à entidade e que constou do expediente encaminhado, foi a falta de máscaras autônomas com filtros mecânicos para utilização no incêndio da saída de Aracaju (proximidades do posto Gasol), onde só foram disponibilizadas 04 (quatro) máscaras para cerca de 15 (quinze) bombeiros militares, existindo, portanto, um déficit de 11 (onze) máscaras, o que fez com que alguns destes inalassem fumaça e posteriormente buscassem atendimento médico para tratar dos sintomas provenientes desta inalação indevida, o que é inadmissível, pois os bombeiros militares devido à profissão que abraçaram, expõem suas vidas à risco de morte e, por falta de manutenção em viaturas e de equipamentos essenciais (EPI – Equipamento de Proteção Individual) para a atuação dos mesmos, são expostos a riscos ainda maiores.

Por fim, mais um fato denunciado e que já é do conhecimento do Órgão Ministerial, é a falta de efetivo, como já foi relatado em outras denúncias protocoladas, é gritante, o que vem afetando sobremaneira o serviço operacional do CBMSE e a questão dos guarda-vidas e mergulhadores, estes últimos, só existindo 06 (seis) em toda corporação.

Todas os fatos denunciados através do ofício protocolado, se fizeram acompanhar de fotos e matérias veiculadas na imprensa do nosso estado, com o objetivo de que sejam juntadas à Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Estadual, através da Dra. Euza Missano, em conjunto com a também Promotora Dra. Mônica Hardman, que procuram mostrar à justiça sergipana e alertar para a importância de se conceder liminar no bojo dos autos, com intuito de compelir o Estado de Sergipe a sanar tais irregularidades inadmissíveis e que colocam em risco a vida da população sergipana e principalmente, dos bravos e valorosos bombeiros militares, para que depois não venham dizer que foi uma mera fatalidade, pois os alertas estão sendo feitos tanto pela AMESE, como também pelo MPE, que instruiu a citada ação, com uma farta prova dos problemas encontrados no CBMSE, através do inquérito civil instaurado e que faz parte do processo judicializado.

Confiram abaixo o teor do ofício encaminhado pela AMESE ao MPE:



Matéria e imagem do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário