terça-feira, 16 de abril de 2019

TURISMO DE MARINETE! SERGIPE PERDE VOOS IMPORTANTES E O CEARÁ INTENSIFICA!


Quando o Governo de Sergipe quer fazer uma propaganda positiva de seus acertos, ele busca logo exemplos nos demais Estados do Nordeste, para que as pessoas tenham a percepção da importância daquela medida, daquele dado estatístico. O “comparativo” é a principal estratégia para silenciar os críticos e tentar motivar os aliados. Este colunista “copia” o Executivo para avaliar nossa política de Turismo, no começo de 2019, e pegou como “referência” o Estado do Ceará, governador (de oposição) Camilo Santana (PT).

Diante da crise da Avianca que, justiça seja feita, tem afetado vários Estados do Brasil, Sergipe perdeu voos importantes e diretos para Salvador (BA), para Brasília (DF) – que é o centro do Poder no País – e São Paulo (SP) – a maior cidade da América Latina. Para tentar contornar a situação, o governo do “galeguinho” Belivaldo Chagas (PSD) decidiu buscar a GOL, para oferecer incentivos fiscais e convencer a Companhia a assumir as linhas perdidas, garantindo a ampliação da nossa malha viária. Até agora, não houve qualquer avanço neste sentido…

Esta é uma perda que traz consequências sérias, sobretudo, do ponto de vista da captação de investimentos para Sergipe, sem contar que joga “para baixo” a política de Turismo do Estado, que perde em geração de emprego e renda, afetando diretamente toda uma cadeia produtiva, fazendo “sangrar” hotéis, pousadas, restaurantes, bares, dentre outros empreendimentos comerciais. Além das grandes franquias que têm relação direta com São Paulo, por exemplo, é importante frisar que nossa bancada federal (senadores e deputados) semanalmente faz o translado Aracaju-BSB-Aracaju.

Nossos parlamentares não podem silenciar diante disso! É preciso cobrar do governo federal, sim, mas também é de deixar “perplexo” a “lentidão” do governo de Sergipe em tentar reverter esse “caos”, em tentar transformar um Estado litorâneo, rico em potencialidades, em um destino atrativo. Não se promove o turismo com papel! Aqui os empresários, cansados de esperar uma atitude do Executivo, decepcionados com a falta de políticas públicas para o setor, é que estão financiando ações para tentar atrair turistas de outros Estados.

Para ser uma percepção, basta pegar o exemplo do Ceará. Enquanto a nossa capital vem perdendo voos importantes, lá Fortaleza tem verdadeiramente um Aeroporto Internacional e a cerca de 163 km dali, mais precisamente no  município de Aracati, o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada acaba de ganhar um voo comercial com frequência de três vezes por semana (terças, quintas e domingos), sempre partindo de Recife (PE), com as partidas no meio de semana com escala em Mossoró (RN). A proposta do governo de lá é de impulsionar o turismo do litoral leste cearense.

O Ceará tem uma política específica para transformar o Estado como um centro de conexões para fortalecer seu turismo, que passa pelo investimento em infraestrutura, duplicando rodovias e ampliando aeroportos. Outro ponto turístico de lá, a praia de Jericoacoara (370 km de Fortaleza), já conta com 12 voos semanais. Isso sim é investir em turismo, é ter compromisso com o trade, é ter uma política eficaz de geração de emprego e renda. Daqui a pouco, do jeito que a coisa vai, Sergipe novamente vai servir de gravação para um “remake” de “Tieta”, com os turistas chegando na “capital da qualidade de vida”, a nossa “Santana do Agreste”, de marinete…

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário