quinta-feira, 15 de agosto de 2019

APÓS DENÚNCIA FEITA COM EXCLUSIVIDADE PELO BLOG ESPAÇO MILITAR E PELA ASPRA SOBRE A DENÚNCIA QUE A VIATURA APA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR VOLTA A FICAR PARADA POR FALTA DE MANUTENÇÃO, ASSOCIAÇÃO OFICIA MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL SOLICITANDO APURAÇÃO DO FATO.




Após denúncia feita com exclusidade pelo blog Espaço Militar e pela ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) no dia 13 de agosto do corrente ano, às 20h36 (http://www.espacomilitar.com/2019/08/viatura-apa-do-corpo-de-bombeiros.html), dando conta que a a viatura APA (Alta Plataforma Aérea) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) está mais uma vez parada por falta de manutenção, a associação oficia o Ministério Público Estadual, mais precisamente o Dr. Eduardo Matos, Promotor de Justiça e responsável pela Promotoria de Relevância Pública, solicitando a apuração do fato.

No ofício a ASPRA mostra a importância da citada viatura para combate a incêndios e salvamentos em edificações acima de três andares, como já ocorreu em ocorrências envolvendo a utilização da mesma.

Ainda no ofício protocolado foram destadados os problemas 10 existentes na viatura APA e que precisam ser equacionados para que a mesma possa operar de forma plena e sem problemas, quais sejam:

1 - Vazamento de ar do sistema pneumático pelo botão que regula a altura e profundidade do volante. Este problema já foi informado várias vezes, no entanto foi feito um paliativo com uma braçadeira de plástico, mas o vazamento continua, podendo a qualquer momento o volante ficar sem a fixação adequada e os freios travados por conta da falta de ar no sistema.

2 - Mangote de combate a incêndio que liga o braço 01 ao braço 02 encontra-se ressecado e com sinais visíveis de desgaste, devendo ser avaliado por um profissional de manutenção para evitar o rompimento durante o combate.

3 - Viatura apresenta sons que aparentam falta de lubrificação durante o arvoramento, causando o desgaste precoce do equipamento.

4 - Admissões laterais de 4 polegadas localizadas próximo ao eixo dianteiro dos dois lados da viatura estão sem as tampas stors, causando o acúmulo de sujeira que será direcionada para a bomba de combate a incêndio, podendo danificá-la posteriormente.

5 - Admissões laterais localizadas após os eixos traseiros são incompatíveis com as outras admissões e os mangotes que vieram na viatura, tornando-se impossível a utilização. Situação foi observada durante o incêndio no bairro Jardins no dia 11 de abril do corrente ano, o que causou um atraso para o início do combate.

6 - Manutenção venceu no dia 1º de julho deste ano, impossibilitando a operação segundo o manual de operação.

7 - Dreno da bomba quebrado, porém foi feito um paliativo que precisa ser reparado.

8 - Vazamento no reservatório de água do limpador do para-brisa.

9 - Sistema cafs com problema (vazando óleo).

10 - Reservatório do óleo hidráulico da plataforma abaixo do nível de operação.

A ASPRA continuará acompanhando o caso, cobrando a devida manutenção da viatura para que a mesma volte a operar e prestar o serviço tão importante que presta à corporação e, principalmente, à sociedade sergipana.

Fonte:  ASPRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário