quarta-feira, 14 de agosto de 2019

ISSO A GLOBO E A FOLHA MOSTRAM? CRIMINALIDADE CAI NO 1º QUADRIMESTRE DE 2019!


É público o confronto aberto e em pleno andamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) com a grande mídia do Brasil. “Nunca na história do País” um chefe do Executivo “ousou tanto”, em não se submeter às pressões dos grandes conglomerados, como a Rede Globo e o Grupo Folha. O bom senso também pontua que esta “briguinha” não soma, não é positiva para a Nação. A boa informação e a credibilidade de alguns setores da imprensa ficam comprometidas.

Justiça seja feita é bem verdade que o presidente Jair Bolsonaro extrapola, se excede e comete excessos desnecessários, muito mais pelo o que fala do que pelo que faz. Deveria ser mais comedido em suas manifestações públicas até porque representa a autoridade maior do País. Por sua vez, não é ético ver setores da imprensa, estimulados ou não pela oposição ou por entidades sindicais, contrariados ou não com o corte de verbas públicas, praticamente “achincalhar” Bolsonaro o tempo inteiro.

O presidente comete erros e deve ser cobrado, mas seus acertos também devem ser exaltados. O mesmo vale, por exemplo, para o governador sergipano Belivaldo Chagas (PSD). Sua gestão em Sergipe está “falida” do ponto de vista financeiro, mas nem por isso este colunista vai fazer qualquer insinuação leviana ao chefe do Executivo. Faz sim cobranças, em nome do povo sergipano, das promessas feitas na campanha eleitoral e que, até agora, não saíram do papel. Nada a mais…

Mas voltando à presidência da República, uma informação positiva que a grande mídia não deu o mesmo “espaço” que o faz quando se trata de algo “negativo” para o governo federal: os números da criminalidade do País despencaram no primeiro quadrimestre de 2019. Alguns desses grandes conglomerados ainda tentam minimizar a participação de Bolsonaro, mas repito: se a realidade retratasse o oposto, quem seria responsabilizado? Pela promessa feita em 2018 de combate ao crime e à violência, certamente o presidente seria “metralhado” pela Rede Globo e a Folha de São Paulo, ou não?

Dados oficiais do Ministério da Justiça apontam para uma queda de 21,2% no número de homicídios nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública. A redução no número de homicídios no País, considerando o mesmo período de 2018, foi de 16.670 para 13.142 registros; os estupros caíram de 16.220 para 14.015 (-13,6%); os furtos de veículos caíram de 82.342 para 73.183 (-11,1%); as lesões seguidas de morte caíram de 302 para 286 (-5,3%); já os roubos a instituições financeiras caíram de 325 para 200 (-38,5%).

Outra queda relevante foi a de roubo de carga: caiu de 7.930 para 5.763 (-27,3%); o roubo de veículo caiu de 88.104 para 63.852 (-27,5%); já os latrocínios caíram de 689 para 525 (-23,8%); e as tentativas de homicídio caíram de 12.713 para 11.626 (-8,6%). Em síntese, ainda é muito cedo, mas os números são alvissareiros! É preciso dar um crédito às instituições, são pouco mais de sete meses de um novo modelo de governo e a grande mídia não pode esconder isso da população. É evidente que isso passa pela atuação dos governos estaduais, do trabalho das nossas polícias. Mas esta foi uma promessa do governo federal que, pelo visto, já começa a ser cumprida…

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário