sábado, 3 de agosto de 2019

POLÍCIA MILITAR PROMOVE AULA INAUGURAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGURANÇA PÚBLICA - CEGESP.





Na noite dessa sexta-feira, 2, a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) promoveu a abertura oficial do Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (CEGESP), na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), no centro de Aracaju.

Na solenidade, o subcomandante da PMSE, coronel Paiva, representou o comandante-geral, Marcony Cabral, e destacou que a especialização ocorre por meio de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Polícia Militar do Estado de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE) e o Tribunal de Justiça de Sergipe, por meio da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse).

Compuseram a mesa o coronel Paiva; o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior; o coronel Andrade que representou o secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy; o comandante-geral do CBMSE, o coronel Gilfran Marceliocopete Santos Mateus; o Capitão dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Guilherme Conti Padão; e o coordenador do curso, o excelentíssimo juiz Marcos Pinto.

O coordenador do curso, juiz Marcos Pinto que representou o diretor da Ejuse na solenidade, o desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, abriu a cerimônia cumprimentando a todos e dando as boas-vindas aos participantes da especialização. “ Desejo que o curso que se inicia seja de suma importância e que atenda às suas finalidades”, disse.

A aula inaugural foi ministrada pelo coronel Araújo. Atualmente, o palestrante também exerce a presidência do Colegiado Superior de Segurança Pública do Governo do Estado e do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros (CNCG).

O palestrante disse estar feliz com a oportunidade de participar da abertura do curso e ressaltou que é um dos cursos mais importantes para as instituições militares estaduais. Para ele, o fato de ser realizado junto ao TJSE é uma ideia muito importante, porque além de propiciar uma troca de informação saudável e compartilhar recursos, com certeza, vai aproximar os envolvidos no curso: oficiais da PM e CBM, magistrados, delegados e as diferentes instituições.

“Vão partilhar os bancos escolares durantes esse período se conhecendo, mutualmente, entendendo a lógica das respectivas instituições e isso é, extremamente, saudável e, com certeza, vai fazer desse curso um curso diferenciado”, disse.

Durante a cerimônia o facilitador foi condecorado com a Medalha Alferes Tiradentes, maior condecoração concedida pela PMSE que visa distinguir militares, civis e instituições que tenha assinalados serviços prestados à corporação.

O subcomandante da PMSE destacou a grata satisfação de iniciar o curso com a palestra do coronel Araújo. “ Uma noite de muito júbilo, de muita alegria, de muita satisfação e realização para nossas corporações”, destacou.

Na oportunidade ele agradeceu ao coronel Araújo em nome das corporações e a Ejuse pela importante parceria que foi celebrada entre as instituições e o TJSE. “ Destaco que é para a PMSE um motivo de orgulho, economia e, principalmente, satisfação. Desejo a todos um bom curso e que ele possa contribuir com o crescimento das nossas instituições perante a sociedade”, conclui.

A cerimônia contou com a presença de oficiais da PMSE, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, da Polícia Militar do Estado de Alagoas, autoridades do Poder Judiciário, praças da PMSE, familiares dos alunos e demais convidados.

Sobre o palestrante

O coronel Araújo Gomes é atuante pesquisador dos temas atinentes à segurança pública e defesa civil, especialmente dos Sistemas de Comando em Operações e Desastres Naturais, tendo participado da comitiva brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo), no Fórum Mundial da ONU, no Japão e atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos sobre Desastres, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sobre a especialização

A formação é pré-requisito obrigatório para os oficiais PMs e Bombeiros alcançarem o último posto das corporações e tem como público alvo oficias superiores, tenentes-coronéis e majores habilitados. O encerramento está previsto para julho de 2020.

Nesse período serão ministradas disciplinas como: Teoria Política; Violência e Criminalidade; Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Gestão da Informação em Segurança Pública; Planejamento Estratégico e Processo Decisório; Aspectos Jurídicos Aplicados à Gestão em Segurança Pública; Gestão Orçamentária e Financeira; entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário