quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O EX-ESTADO FUNDADO POR BELIVALDO/JACKSON. MAIS UMA LANTERNINHA DE SERGIPE.


Na semana passada este espaço publicou vários dados mostrando que o discurso do governador na Alese, de que Sergipe está retomando o crescimento é uma falácia. Agora novos números reforçam o que o blog vem divulgando. Nada como a verdade com base em números divulgados em todo país com todos os estados envolvidos.

Matéria do jornal Estadão da última terça-feira, 11, mostra que somente a metade dos Estados brasileiros deve fechar 2020 com o PIB acima do nível pré-crise. Sergipe é o lanterna entre os 26 Estados e o Distrito Federal, com – 7,3 em porcentagem de diferença entre o PIB 2020 e o pré-crise (ver print com tabela do Estadão).

Segundo a matéria, apenas 12 Estados e o Distrito Federal deverão terminar 2020 com o Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-crise. Apesar das expectativas de maior expansão da atividade econômica neste ano, os demais Estados ainda precisarão de mais tempo para recuperar o tamanho de sua economia antes da recessão, em 2013 e 2014, segundo levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada. Nessa lenta recuperação, o PIB brasileiro fechará o ano 1% abaixo do nível pré-crise.

Sergipe na lanterninha. O Estado, ou melhor o Ex-Estado que está mais longe de recuperar o PIB do período pré-crise. É assim que Sergipe está retomando a economia…


Sergipe: vendas em dezembro foram menores que em novembro, segundo a PMC do IBGE

E tem mais números negativos. O resultado da Pesquisa Mensal de Preços divulgada ontem, 12, pelo IBGE, mostra que em dezembro houve recuo de 1% nas vendas do varejo restrito e 3% nas vendas do varejo ampliado em Sergipe. Ou seja, em dezembro, mês das compras e do Natal, as vendas em Sergipe forem menores do que em novembro. Já no ano Sergipe tem um recuo de 1,9% nas vendas do varejo restrito.

Banese retroagindo no Ex-Estado: 16 agências serão fechadas:

Pirambu, Santo Amaro, Rosário, Aparecida, Malhador, Riachuelo, Areia Branca, Poço Verde, Siriri, Japaratuba, Cristinápolis, Umbaúba, Indiaroba, Poço Redondo, Gentil Barbosa (AJU), Augusto leite (AJU).

Dando prejuízo? Depois de 6 anos o presidente descobriu agora?

E a desculpa para fechamento das agências é que elas dão prejuízo. Depois  de seis anos o presidente só descobriu agora, quando nos corredores do Palácio se comenta que ele deixará o cargo? E Jackson ainda vai arranhar um cargo para ele na Sefaz? E o que se comenta no Palácio de Despachos.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário