sexta-feira, 20 de março de 2020

CORONAVÍRUS: BELIVALDO PERDEU A CHANCE DE VIRAR GOVERNADOR DE VERDADE. POR QUE O GOVERNO NÃO SUSPENDE A CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS? E AINDA, VENDA DE ÁLCOOL EM GEL EM ARACAJU É UM ESCÂNDALO.

Os sergipanos estão apavorados dentro de suas casas, principalmente os idosos. O governo federal destinou R$ 4 milhões para Sergipe para ações contra o coronavírus, sem contar os recursos locais. E o governador Belivaldo Chagas mostra a mesma apatia de sempre para lhe dar com uma crise na saúde que está chegando sem precedentes.

Os governadores dos Estados vizinhos estão fazendo a parte deles, montando estruturas, fechando divisas, mandando todos os servidores para casa e criando quartéis generais de comando de ações contra o coronavírus que já chegou a Sergipe e, em poucos dias, afetará muita gente, como prevê os técnicos em todo país.

Belivaldo tinha que vestir a camisa. Chamar os melhores infectologistas de Sergipe, montar um time de verdade, um quartel general 24 horas. Sergipe tem grandes técnicos nesta área. É preciso preparar as unidades de saúde, públicas e particulares, e se preparar para a guerra.

Um governador de verdade chamaria os grandes empresários de Sergipe e pediria ajuda. Cada um fazendo a sua parte para preparar a estrutura para receber os infectados, que serão muitos. O empresariado sergipano é solidário, principalmente neste momento que exige o desapego de todos. Em alguns estados, o empresariado está se somando à luta comprando os ventiladores mecânicos pulmonar, que custam uma média de 50 mil a unidade e são essenciais para manter vivo o paciente em estado grave do coronavírus. Para isso é preciso um comandante, um gestor que esteja à frente das tropas no Quartel Central. Sergipe não tem.

Na Bahia, o Esporte Clube Bahia colocou o CT “Fazendão” à disposição do governo. E a equipe técnica aprovou. Na Bahia, o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, mesmo adversários políticos, se juntaram para estruturar o Hospital Espanhol. Que tal aqui em SE preparar o Clube do Banese, a AABB ou outro espaço?

Como bem alertou um leitor: Até quando o governador Belivaldo vai fazer vistas grossas às proporções do coronavírus?

Belivaldo perdeu a chance de mostrar o que nunca foi e nunca será: um grande governador. The end.

Estado de emergência sanitária

Já passou da hora de o governador do Estado, Belivaldo Chagas, decretar estado de emergência sanitária em todo o Estado e, com base na Lei Delegada n° 4/1962 fazer as requisições civis de materiais (álcool em gel, luvas cirúrgicas e máscaras descartáveis) e de clínicas e unidades hospitalares para montar a mega operação de tratamento da possível leva de sergipanos que será acometida pela COVID-2019.

Evacuar o HPM

Para dar o exemplo de casa, o governador deveria usar da autoridade que o povo sergipano lhe conferiu e mandar evacuar o HPM, para que aquela bela estrutura seja utilizada para isolar os pacientes acometidos pela COVID-19. Aliás, faz-se urgente requisitar ginásios de esportes e escolas, para prepará-los como unidades de emergência para suportar o tratamento dos inevitáveis casos de COVID-19.

Servidores devem ir para casa

Foi baixado um decreto meia boca para dizer que algo foi feito Todos os servidores do Estado estão sendo obrigados a trabalhar, mesmo com a pandemia nos rodeando. Tem “secretário”, vários, que não estão respeitando nem o decreto de contenção de gastos, assinado em 2018 com o intuito de economizar. Nesse decreto, para os secretários que não leram, diz que o expediente fica determinado das 7h às 13h. Mesmo assim, os servidores estão sendo obrigados a trabalhar dois expedientes, o que é ilegal, já que existe um decreto assinado pelo governador.

Suspensão da contribuição para os servidores aposentados

Os idosos estão aflitos. Governador, suspenda até janeiro a contribuição previdenciária dos servidores inativos (estabelecendo um teto) do Poder Executivo Estadual. Faça isso, não como favor, mas como uma medida justa para quem deu sangue pelo Estado e hoje estão aflitos dentro de suas casas.

Em tempo, álcool em gel, com isenção do ICMS, eis “outra dentro” pro galeguinho! Ou faz, ou se afundará na inércia de um governo opaco! Vale também para máscaras cirúrgicas, com a fiscalização do Procon estadual, para evitar que empresários inescrupulosos lesem a economia popular, com preços exorbitantes! Faz-se oportuno lembrar que a Lei-Delegada n° 4 poderá ser usada para confiscar os produtos que os maus empresários estiverem cobrando preços exorbitantes, para se valerem da desgraça alheia…

A venda de álcool gel em vários locais de Aracaju é um escândalo

Escondem e liberam em doses homeopáticas a preços exorbitantes como se estivessem fazendo um favor ao povo. Abutres gananciosos. Que o castigo chegue para vocês e sintam na pele a dor da ganância.

Kit alimentação para crianças por conta da suspensão das aulas

Uma dica aos prefeitos de SE: em todo país prefeitos estão entregando kits alimentação para suprir a falta da merenda escolar para as crianças com a suspensão das aulas. E muitas necessitam desta merenda. Distribuição escalonada para não ter fila. Fica a dica.

Vigilância sanitária está fiscalizando o aeroporto?

Perguntar não ofende: a vigilância sanitária e quem de direito estão fiscalizando os passageiros que chegam nos voos em Aracaju? Ou não tem ninguém? Está sendo feita alguma triagem?

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Um comentário:

  1. Esse governador mentiroso não vai fazer nada por Sergipe, Sergipe está entregue aos insetos.

    ResponderExcluir