segunda-feira, 16 de março de 2020

POLICIAIS MILITARES PARTICIPAM DO VII ENCONTRO NACIONAL DE AIKIDO EM ARACAJU.






Na manhã desse domingo, 15, policiais militares participaram VII Encontro Nacional de Aikido promovido pelo Centro Cultural Georges Stobbaerts – Tenchi Sergipe, presidido pelo professor Luciano Larré, 4º Dan na arte marcial. O evento aconteceu nos municípios de Aracaju e Cristinápolis durante esse fim de semana.

Na oportunidade, o professor Paulo Roberto Nunes, 5º Dan, membro da Associação Tenchi Internacional, foi o percursor do evento, repassando seus conhecimentos sobre a arte marcial. Segundo ele, o Aikido melhora a qualidade de vida dos policiais utilizando metodologias filosóficas que ajudam nas pressões submetidas no dia a dia dos militares durante o exercício das suas atividades.

“O aikido melhora a qualidade de vida do policial, já que ele é submetido a enormes pressões, tanto pela profissão, como pelas dificuldades logísticas que eles tem. O comandante-geral, coronel Marcony Cabral, simpatizou com o projeto, nos deu a sua confiança, e hoje os primeiros frutos começaram a serem colhidos. Seguramente, outros militares buscarão nosso projeto para melhorar a segurança pública do estado”, disse o professor.

Durante o encontro, o tenente-coronel, Stênio Gonçalo, em companhia do subtenente do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Juarez Gama Filho, foram agraciados com a mudança para a faixa amarela e deram um passo adiante nos conhecimentos da arte marcial japonesa. “O aikido, além da técnica e defesa pessoal, nos ensina princípios, que servem para aprimorarmos nossas relações interpessoais. Fico muito feliz que os militares entenderam essa proposta e percebo que a adesão a esta atividade tem aumentado cada vez mais. Hoje é um dia de celebração, estamos entrando em uma nova fase, policiais que começaram a praticar a arte apenas aprendendo técnicas voltadas para a atividade policial militar, agora estão praticando o aikido de forma total e farão exame para receber a primeira faixa de graduação”, destacou o tenente-coronel.

O idealizador do evento, cabo Torres, atualmente atuando na Força Tática do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), fez questão de marcar presença nesse evento que marcou a consolidação do Aikido como prática relevante à atividade rotineira dos policiais militares. “A arte marcial nos ajuda trazendo mais tranquilidade e controle emocional, fator importante no enfrentamento de situações de crise, coisa rotineira na nossa profissão. Além disso, favorece os policiais evitando o uso de arma de fogo, resolvendo determinadas ocorrências da melhor forma possível”, enfatizou o cabo, graduado 1º Dan.

Já o subtenente Juarez, um dos agraciados com a faixa amarela, deixou claro como o Aikido transformou sua qualidade de vida e quanto isso influenciou diretamente em suas atividades como policial militar. “Com os treinos, percebi que não somente a minha técnica melhorou, mas também o aikido me passou uma série de princípios e valores filosóficos, se tornando um grande suporte para atividade profissional que exerço. Melhorei muito meu condicionamento físico, minha saúde, meu convívio familiar e profissional com todos os ensinamentos”, finalizou o subtenente.

O encontro demonstrou a consolidação da importância da arte marcial na vida e atividade dos militares. O objetivo principal do projeto continua sendo ampliar as técnicas de defesa e filosóficas para um número cada vez maior de policiais, visando disseminar o bem-estar e a saúde mental e física para os membros da corporação.

Fonte e fotos:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário