quinta-feira, 9 de abril de 2020

COORDENAÇÃO ESTADUAL DA ANVISA ESCLARECE NÃO SER VERDADEIRA A INFORMAÇÃO DA FALTA DE EQUIPE DE SAÚDE NO AEROPORTO DE ARACAJU, REPASSADA POR VEREADOR.


O blog Espaço Militar recebeu nota de esclarecimento da Coordenação Estadual da ANVISA, informando não ser verdadeira a denúncia feita pelo vereador Cabo Didi, quanto à falta de equipe de saúde no aeroporto de Aracaju, cuja matéria foi publicada no dia 07 do corrente mês e ano (http://www.espacomilitar.com/2020/04/cabo-didi-recebe-denuncia-da-falta-de.html).

Confiram abaixo os esclarecimentos encaminhados acerca do caso:

O Aeroporto de Aracaju e o Porto de Barra dos Coqueiros são de competência fiscalizatória da Anvisa, por meio de sua Coordenação Estadual aqui em Aracaju-SE. Desde o início da pandemia a Anvisa intensificou suas ações de inspeção tanto no Porto quanto no Aeroporto. Todo voo que chega a Aracaju é inspecionado pela Anvisa. A Anvisa já se posicionou por meio da Nota Técnica 30, sobre a verificação de temperatura dos passageiros como triagem de casos suspeitos, não recomendando, tal triagem em viajantes utilizando como parâmetro único a temperatura. No entanto, deixou a cargo de estados e municípios, caso tenham interesse em fazer tal procedimento, desde que não seja na área restrita do Aeroporto. Assim, a vigilância Epidemiológica de Aracaju resolveu fazer a verificação da temperatura de todos os passageiros que chegam a Aracaju, e assim vem procedendo regularmente.

Atualmente, em razão da pandemia, da diminuição do número de passageiros e por decisão das companhias aéreas, em Aracaju possuímos apenas 1 voo diário procedente de São Paulo, e este voo diariamente é inspecionado pela Anvisa.

Portanto, gostaria que fosse esclarecido no seu blog que a tal denúncia não condiz com a realidade e que todos os esforços têm sido feitos no sentido de que está pandemia curse com o menor impacto possível. O aeroporto e o porto são dotados de plano de contingência onde se houver a notificação de algum caso suspeito todos os órgãos (inclusive a Anvisa) são acionados imediatamente e as medidas necessárias são tomadas.

Certo da vossa compreensão, agradeço pela atenção.

Atenciosamente,

Mário Medeiros
Coordenador da Coordenação Estadual de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados de Sergipe
CVPAF-SE/ANVISA

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário