terça-feira, 15 de setembro de 2020

GTA TREINA POLICIAIS PENAIS PARA OPERAÇÕES CONJUNTAS COM AERONAVES DO GRUPAMENTO NO SISTEMA PRISIONAL DE SERGIPE.

As instruções foram realizadas na manhã desta terça-feira, 15, na Escola de Gestão Penitenciária

Policiais penais participaram de um treinamento com o Grupamento Tático Aéreo (GTA). O objetivo da ação foi o de fornecer as instruções sobre os procedimentos necessários para a utilização das aeronaves do grupamento em operações nas unidades prisionais de Sergipe. A iniciativa ocorreu na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), durante a manhã desta terça-feira, 15.

O comandante do GTA, coronel Fernando Góes, explicou que as instruções são de extrema importância, pois tornam os policiais penais aptos nas comunicações entre as equipes que estão em solo e as que estão em operação nas aeronaves. Assim, a conclusão dos trabalhos, em uma operação desencadeada em presídios, ocorrerá de forma mais célere e segura para todos os envolvidos nas ações.

“O acionamento do GTA para essas ocorrências normalmente acontece. Diante dessa possibilidade, precisamos ter uma integração entre o efetivo que atua nos presídios e o que está empregado na aeronave, para que essa integração potencialize o resultado final do trabalho do helicóptero, bem como o do pessoal que está em solo, que precisa que a unidade prisional volte à rotina normal”, destacou.

O coronel Fernando Góes reiterou o propósito das instruções ministradas nesta terça-feira, 15, para uma melhor conclusão de ações que, porventura, venham a ser necessárias no âmbito do sistema prisional sergipano. “O objetivo é de familiarizar os profissionais com a ferramenta e os riscos que a atividade aérea pode provocar. Com o treinamento eliminamos esses riscos, para que ao final da operação todos estejam seguros”, ressaltou.

Os treinamentos também contemplam a parte prática, conforme salientou o coronel. “A parte prática se refere à atuação dos agentes penitenciários e é exatamente sobre o conhecimento de como se aproximar de uma aeronave quando ela está acionada. É preciso ter esse conhecimento, de como se aproximar, se afastar e como proceder a bordo da aeronave, caso seja preciso o embarque, assim como orientar sobre um possível local de pouso”, complementou.

A policial penal Anny Karolyne foi uma das agentes presentes no treinamento e reforçou a importância das instruções passadas pelo GTA. “É de extrema importância todo o mecanismo para preparar os servidores. Esse conhecimento utilizaremos em momentos de crise, e temos que eliminar os erros. Qualquer mecanismo, que nos dê essa possibilidade de sermos mais céleres nas resoluções de conflitos, é de extrema importância”, pontuou.

Fonte e foto:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário