sexta-feira, 30 de outubro de 2020

AUSÊNCIA DE OLFATO: CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR ACIDENTES COM PANELAS NO FOGO.

Há itens e ferramentas que podem ser utilizadas para lembrar de que há alimentos sendo preparados com o uso de panelas no fogão

A ausência do olfato é um dos sintomas da Covid-19, que pode ocorrer de forma prolongada e, até mesmo, não desaparecer por completo após a recuperação da doença. Desse modo, é importante ficar atento às atividade do dia a dia, como cozinhar algum alimento. Assim, o Corpo de Bombeiros traz orientações sobre os cuidados para que sejam evitados acidentes com panelas, que podem resultar em princípios de incêndios.

O capitão Valter Alves, do Corpo de Bombeiros, explicou que cozinhar alimentos já estava entre as atividades que precisam de uma maior atenção no ambiente doméstico, mas que, com a disseminação do coronavírus, e a constatação de que a ausência do olfato é um sintoma da Covid-19, e que pode ocorrer de forma prolongada, é preciso ainda mais atenção na cozinha.  

“Os acidentes com panelas ocupam uma parcela dos registros de princípios de incêndios. Usualmente, as pessoas colocam panelas ao fogo e, por urgência, pressa ou até mesmo embriaguez, acabam esquecendo no fogão. Isso pode gerar princípios de incêndios, que geralmente causam pânico e até prejuízos materiais. Com a pandemia, pessoas que sofrem com sintomas como perda de olfato correm riscos maiores nesses casos”, frisou.

Orientações

Diante da ausência do olfato e a necessidade do preparo de alimentos no fogão, o capitão Valter Alves trouxe orientações sobre instrumentos e ferramentas que podem ser utilizadas nesse caso. São itens que já estão presentes nas residências ou nos equipamentos eletroeletrônicos, além do próprio aparelho celular. Esses elementos contribuem para manter a atenção na cozinha e evitar acidentes com panelas.

“Podemos utilizar um alarme no próprio celular, programando os minutos necessários ao cozimento. A compra de pequenos timers de cozinha, geralmente são mecânicos, onde se marca o tempo, de até 60 minutos, e ele toca como uma campainha de despertador. Alguns fogões já possuem um relógio com a função de timer. Outras formas de prevenção são os alarmes de fumaça, há modelos que funcionam com pilhas e baterias”, detalhou. 

Demais cuidados

O capitão Valter Alves também orientou sobre outros cuidados a serem adotados em casos onde houver um princípio de incêndio em panelas no fogão. “Desligue o fornecimento de gás, não jogue água diretamente sobre a panela, principalmente se houver óleo em chamas. Desligue a válvula de gás e saia do local, acionando o Corpo de Bombeiros. Não tente cobrir a panela em chamas, há risco de queimaduras”, pontuou.

Fonte:  SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário