quarta-feira, 14 de outubro de 2020

DENÚNCIA: ONTEM (14) INCÊNCIO EM QUIOSQUE EM FRENTE AO SHOPPING PRÊMIO NO CONJUNTO JOÃO ALVES E CORPO DE BOMBEIROS DEMOROU A CHEGAR NO LOCAL, APESAR DE TER UMA SEDE A CERCA DE 500 METROS DO LOCAL. INFORMAÇÕES OBTIDAS E CONFIRMADAS PELO BLOG ESPAÇO MILITAR, DÃO CONTA QUE A VIATURA DO GRUPAMENTO DE SOCORRO ESTÁ COM A BOMBA QUEBRADA E NÃO TINHA ÁGUA. TEVE QUE SAIR UMA VIATURA DO QCG DE ARACAJU PARA COMBATER O INCÊNDIO. PELO QUE FOI APURADO, SÓ EXITE UMA VIATURA ABT PARA COBRIR ARACAJU E MAIS 15 MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA. A ASSESSORIA JURÍDICA DA ASPRA/SE LEVARÁ O CASO AO MPE PARA BUSCAR COMPELIR O ESTADO A ADQUIRIR NOVAS VIATURAS.


Ontem, dia 14, ocorreu um incêndio em um quiosque em frente ao Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, a cerca de 500 metros da sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) daquele município, porém o combate ao incêndio não pode ser feito pelo grupamento próximo, devido a viatura de Socorro estar com a bomba quebrada e sem água.

Foi necessário sair uma viatura do QCG do CBMSE, situado em Aracaju, o ABT-17 (auto bomba tanque), para poder atender a ocorrência em Nossa Senhora do Socorro, fato lamentável, pois se a viatura de Socorro estivesse operante, certamente teria iniciado o combate às chamas mais cedo.

Como se não bastasse esse fato, a viatura ABT-17está cobrindo a área de Aracaju e a área de Nossa Senhora do Socorro, ou seja, além de Aracaju, mais 15 municípios, ou seja, uma única viatura que é auto bomba tanque, para cobrir diversos municípios, fato que o blog Espaço Militar teve o cuidado de apurar e confirmar.

Outro fato também que denunciamos, é a falta de uma reserva de água para grandes incêndios, sem contar ainda que os ATs (autos tanques), estão baixados (sem operar). E ainda mais, o ABS (auto busca e salvamento) do QCG e o carro da escola (DEPE), também estão baixados, sem operar.

O fato é grave, pois quando o único carro que está operando sai para qualquer tipo de ocorrência na Grande Aracaju que necessite do ABT, caso ocorra outra ocorrência de incêndio, a população estará entregue à própria sorte, até que chegue uma de um interior mais longínquo do local do evento.

Necessário se faz que o Estado de Sergipe adquira urgentemente outras viaturas operacionais para combate a incêndio, pois as existentes estão por demais sucateadas e com suas vidas úteis ultrapassadas.

A assessoria jurídica da ASPRA/SE já se pronunciou relatando que levará o caso ao Ministério Público Estadual para adoção de providência no sentido de buscar compelir o Estado de Sergipe a adquirir novas viaturas para o CBMSE.

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário