Em pesquisa realizada entre moradores do Distrito Federal, 19,4% das pessoas com mais de 18 anos relataram que fizeram recente consumo abusivo de bebida alcoólica. A taxa está acima da média nacional, que é de 17,1%. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 e teve resultado divulgado nesta semana.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde, que mapeou, pela primeira vez, o estilo de vida e o bem estar das pessoas em cada unidade da federação. Na primeira edição do estudo, em 2013, o IBGE analisou os números nacionais (veja mais detalhes abaixo).
De acordo com os dados, o instituto calcula que a população que ingere álcool em excesso no DF chega a 448 mil pessoas. A taxa é maior entre homens, 21,6%, do que entre as mulheres, com 11,9%.
Ainda de acordo com o levantamento, apesar da população feminina ser minoria, a proporção de mulheres que abusaram do álcool no período analisado é a 5ª maior do país. A capital tem apenas 1,6 pontos percentuais a menos que o estado que lidera o ranking, Mato Grosso do Sul, com 10,5%.
Veja o ranking nacional abaixo:
Proporção do consumo de álcool abusivo no Brasil
| Estado | Total |
| Sergipe | 23,7% |
| Mato Grosso do Sul | 21,7% |
| Mato Grosso | 21,5% |
| Tocantins | 20,5% |
| Rio Grande do Norte | 20,1% |
| Bahia | 20% |
| Distrito Federal | 19,4% |
| Amapá | 19,3% |
| Piauí | 19,2% |
| Roraima | 18,4% |
| Espírito Santo | 18,2% |
| Goiás | 17,9% |
| Pará | 17,6% |
| São Paulo | 17,5% |
| Minas Gerais | 17,2% |
| Rio de Janeiro | 17% |
| Paraíba | 16% |
| Maranhão | 16% |
| Pernambuco | 15% |
| Santa Catarina | 15% |
| Rondônia | 15% |
| Paraná | 14,6% |
| Rio Grande do Sul | 14.5% |
| Ceará | 14,4% |
| Amazonas | 13,9% |
| Acre | 13,7% |
| Alagoas | 13,6% |

Nenhum comentário:
Postar um comentário