sábado, 19 de dezembro de 2020

MARINHA DO BRASIL INICIA OPERAÇÃO VERÃO 2020/2021.

 


A chegada do verão, o início das férias e as festividades típicas do final do ano, acarretam no aumento do fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como a prática de turismo náutico em nosso litoral. Tal aumento reflete, infelizmente, no aumento do número de acidentes com estes tipos de embarcação, em sua maioria, causados pelo não cumprimento das regras de segurança da navegação.

Atenta a esta realidade, a Marinha do Brasil (MB) inicia, nos próximos dias, a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”, que acontece em todo Brasil e visa conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre.

No Estado de Sergipe a Operação Verão 2020 /2021– terá início no dia 21 de dezembro e contará com a participação de toda a Comunidade Náutica e Marítima e de militares da Marinha, onde serão intensificadas as ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

Segundo o levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), os itens que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); o desrespeito ao limite de lotação da embarcação; e as condições de navegabilidade do meio que poderá ser apreendido dependendo das irregularidades constatadas. Para coibir o uso de bebida alcoólica a bordo, outro problema comum nesta época de festas e de férias, os militares utilizarão etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Como prevenir é sempre melhor do que remediar, ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental. Durante as ações de inspeção realizadas na Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”, serão reforçadas 15 recomendações para segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação.

Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.

Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.

Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura.

Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.

Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.

Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.

Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.

Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação.

Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.

A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.

Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.

Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.

A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.

Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete

salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15)Não polua mares, rios e lagoas.

Lugar de lixo é no lixo.

Incentiva-se a todo cidadão a colaborar com a fiscalização. Ao observar irregularidades no mar, denuncie imediatamente à Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), informando, se possível, o nome e número de inscrição da embarcação (ambos visíveis no casco), o dia, a hora e o local do fato. Os serviços abaixo encontram-se disponível 24 horas por dia.

Fonte: Capitania dos Portos de Sergipe

Um comentário:

  1. Gostaria que a fiscalização dos barcos foi igual a dos jets. Pq quando a marinha está na água principalmnete no mosqueiro aqui em aracaju ela para 100% das motos aquáticas. O famoso Jetski e a impunidade é grande quanto aos donos de barcos. Falo e provo várias vezes fui parado com meu jetski e um amigo que sempre navega com seu barco vcs nunca para . Sendo que o mesmo nem habilitação tem. Se a abordagem da Marina fosse igual pode ter certeza que vcs iriam notificar muitos barcos pq os donos dos mesmo na certeza que quase nunca são parados andam sem habilitação sem documentação da embarcação sem coletes na vaidade e tbm com excesso de passageiro.fico triste com essa descriminação pq só para os jets

    ResponderExcluir