sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

COM ESTOQUES BAIXOS, HEMOSE NECESSITA DE DOAÇÕES.

Há um registro de queda de 40% nas doações no final do ano de 2020

Os estoques do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estão com baixas. Há um registro de queda de 40% nas doações no final do ano de 2020. De acordo com o órgão, desde o início da pandemia do novo coronavírus a situação está delicada no hemocentro, e por isso tem sido feito um trabalho incansável de conscientização da população sobre a importância de doar sangue.

Conforme apontam os dados, antes da pandemia o Hemose coletava em média 100 bolsas de sangue por dia. Mas, atualmente o número tem oscilado entre 43 a 70 doações por dia. Segundo a assessora de comunicação da Fundação Parreira Hortas, órgão que gerencia o Hemose, Rosângela Cruz, a pandemia trouxe redução no número de doações porque a população ficou receosa em ir doar.

“Estamos trabalhando para sensibilizar os doadores fidelizados quanto à necessidade do retorno deles ao Hemose para doação de sangue regular”, ressalta a Rosângela.

Os dados revelam também que nas festas de final de ano, Natal e Reveillon, as pessoas se sensibilizaram com pedidos de familiares de pacientes e as doações subiram um pouco.             “Porém, agora em janeiro, o trabalho está concentrado em aumentar as doações de sangue para atender a demanda transfusional nos hospitais da rede pública, com destaque para o Hospital João Alves Filho, que atende pacientes oncológicos e traumas”, aponta a assessora.

O Hemose é responsável pelo fornecimento de sangue para cerca de 30 serviços entre hospitais e unidades de Pronto Atendimento que realiza procedimento transfusional.

Em 2021, do dia 02 de janeiro até esta última quinta-feira, 07, foram efetivadas 357 doações de sangue. Ainda conforme Rosângela, o ideal para manter os estoques abastecidos seria uma coleta diária de 120 a 150. “Esse quantitativo atende a demanda de pacientes que fazem o uso do sangue em seus tratamentos, como os pacientes oncológicos, falecidos, com aplasias modulares, renais crônicos, cirurgias cardíacas, obstétrica e ortopédicas, e formaria um estoque de segurança para situações onde ocorre desastres naturais”, reforça.

Para poder doar é preciso atender aos critérios exigidos, sendo eles estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, pesar acima de 50kg, portar documento oficial com foto, e comparecer ao Hemose bem alimentado para doação de sangue. Para dúvidas ou agendamentos, basta ligar nos números 3259-3174 ou 3225-8039.

Foto:  André Moreira (arquivo)

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário